
Saúde pública e Saúde Coletiva: perspectivas e práticas para o bem-estar social
Publicado em 19 de março de 2025.
A coletânea "Saúde Pública e Saúde Coletiva: Perspectivas e Práticas para o Bem-Estar Social" reúne estudos científicos interdisciplinares que abordam temas emergentes na área da saúde, destacando desafios, avanços e intervenções que impactam diretamente o bem-estar da população. Este volume apresenta pesquisas realizadas em diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, promovendo a disseminação do conhecimento e contribuindo para o aprimoramento das práticas em saúde.
Aqui, temas contemporâneos são debatidos com o objetivo de fundamentar o conhecimento de acadêmicos, mestres, profissionais da saúde e demais interessados na área. Os trabalhos abordam a promoção da saúde e o papel do letramento em saúde na ampliação do acesso e da compreensão das informações sanitárias pela população, evidenciando como estratégias da atenção primária podem contribuir para um cuidado integral e mais eficiente. A saúde da população transgênero também é discutida, com ênfase nos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde na garantia de um atendimento acolhedor e respeitoso, destacando a importância da comunicação e da humanização no cuidado.
Os estudos epidemiológicos sobre doenças infecciosas analisam a gripe e a COVID-19, explorando seus impactos na saúde pública e os desafios enfrentados pelos sistemas de vigilância epidemiológica. Já a saúde da mulher é investigada por meio da relação entre a endometriose e a exposição ao bisfenol A, destacando a influência de interferentes endócrinos no desenvolvimento da doença e seus impactos reprodutivos. No campo da saúde mental, a obra discute o uso de psicofármacos entre pessoas privadas de liberdade, revelando diferenças no consumo de medicamentos controlados entre homens e mulheres encarcerados e as dificuldades no acesso a tratamentos adequados. Além disso, a neonatologia é abordada por meio de um estudo sobre a eficácia dos surfactantes no tratamento da síndrome do desconforto respiratório em recém-nascidos prematuros, analisando inovações terapêuticas e seus impactos na redução da morbimortalidade neonatal.
A diversidade de temas apresentados nesta obra reforça a importância da interdisciplinaridade e da pesquisa aplicada para a construção de um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente. O livro busca oferecer um panorama abrangente sobre questões cruciais da saúde pública, contribuindo para a reflexão e o aprimoramento das práticas clínicas e das políticas de saúde. Esperamos que esta coletânea seja uma ferramenta valiosa para profissionais, pesquisadores e estudantes, incentivando novas investigações e ações que promovam o bem-estar coletivo. Reconhecemos a importância da divulgação científica e destacamos o papel da Atena Editora como plataforma consolidada para a disseminação desses conhecimentos.
Camila Pereira
Saúde pública e Saúde Coletiva: perspectivas e práticas para o bem-estar social
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.388251003
ISBN: 978-65-258-3238-8
Palavras-chave: 1. Saúde pública. I. Pereira, Camila (Organizadora). II. Título.
Ano: 2025
Número de páginas: 94
- Amábile Paes Inácio
- Ana Clara Félix Ferreira De Souza
- André Firmino Neves
- Andreia Insabralde Cardoso Queiroz
- Carolaine Ribeiro Rodrigues
- Caroline Trindade
- Daiana Conzatti Dias
- Daniela Delewing-de Lima
- Daniela Delwing-de Lima
- DEBORA TAVARES DE RESENDE E SILVA
- Débora Tavares de Resende e Silva
- EZEQUIAS PAES LOPES
- Fernanda Casals do Nascimento
- Iris Vieira Ferreira de Almeida
- Isabela Magalhães Gandra
- Jair Lipi Neto
- Jaqueline Elisabeth de Medeiros
- JESSICA PRISCILLA RESENDE MAGALHÃES
- Larissa Delmonego
- Luana de Andrade Kress
- LUCIANO HENRIQUE PINTO
- Marina Luiza do Nascimento Ramos
- Nathália Coutinho Azevedo Costa
- Nina Ferreira Brandão
- Otavio Ananias Pereira da Silva Ribeiro
- Rachel da Silva Glória
- Rafaela Luisa Kowalski
- Ramon Fraga De Souza Lima
- Raphael Simioli da Paz Oliveira
- Regina Martins Reggiori
- Vania Cristian Souza da Luz
- Vinicius Pagani
- Vivia Buzzi
- Yasmin Ramalho Mandarino
Artigos
- RELATO DE EXPERIÊNCIA ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA DOENÇA DE BATTEN
- ENTRE O VISÍVEL E O OCULTO: A PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A POPULAÇÃO TRANSGÊNERA E OS DESAFIOS DA EQUIPE DE SAÚDE
- FUNDAMENTOS DO LETRAMENTO EM SAÚDE E SEUS ASPECTOS NA SAÚDE PÚBLICA
- Causas agravantes à saúde mental da mulher encarcerada e o uso excessivo de medicamentos controlados em comparação aos homens: aspectos da farmacologia clínica e de humanidades
- Análise epidemiológica dos casos de gripe relacionada a casos de COVID-19
- MULHERES COM ENDOMETRIOSE E EXPOSIÇÃO AO “BISFENOL A”: SITUAÇÃO DO AQUECIMENTO DE RECIPIENTES PLÁSTICOS EM MICROONDAS
- Eficácia e Segurança dos Surfactantes no Tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório em Neonatos Prematuros: Uma Revisão de Literatura
- Mutirão de Coleta de Citologia Oncótica em Unidade de Saúde da Família: Relato de Caso e Implicações para o Ensino Médico e Atenção Primária