Saberes Tradicionais e Conhecimentos Científicos nas Ciências Humanas
Uma tradição, normalmente, pode ser definido como aquilo que se faz por hábito, um legado passado de uma geração para outra. Embora o historiador Hobsbawm tenha chamado atenção em uma obra bastante reconhecida entreis historiadores de que as tradições, de maneira geral consistem em retomar“passado histórico apropriado”., em que o senso de continuidade ocupa um valor e uma necessidade centrais, e que, para isso, muitas vezes os diferentes grupos se constituem em torno de falsas noções de continuidade, ou seja, as tradições, podem, muitas vezes serem inventadas, a expressão saberes tradicionais traz consigo um elemento mais amplo do que a noção de continuidade a que nos referíamos acima.
Usualmente, a ideia de saber tradicional é usada para marcar um conjunto de noções e práticas que permeiam as sociedades e grupos e são ligadas, por exemplo, ao reconhecimento de propriedades de plantas, consensos e práticas sociais comuns, valores norteadores que parecem pertencer a uma realidade atemporal, ou seja, estiveram sempre presentes e são reconhecidas por um grande número de pessoas sem ter passado pelo espaço de “validação científica”, que nesse caso, significaria o crivo do método usado pela ciência para chegar em suas conclusões. Isso não significa, que, nos dias atuais não se possa falar de uma espécie de "terreno comum” em que se estabelece um diálogo, uma espécie de entendimento entre as esferas do conhecimento tradicional e do conhecimento contemporâneo, técnico e científico.
Essa troca existe, e é bastante presente, ainda que, nem sempre, essas esferas sejam consideradas de maneira equivalente, uma vez que a “ciência" acaba prevalecendo. Em ciências humanas, nos últimos anos, esse debate se fez cada vez mais presente, dado que o registro, o resgate e o entendimento desses saberes tradicionais sempre esteve na pauta, de uma maneira ou de outra, de seu campo de pesquisa. Nesse caso, o sentido de incompatibilidade não se faz tão presente como em outras tradições científicas. Ainda assim, tem se construído cada vez mais o entendimento de que esse resgate e a ideia de que os saberes tradicionais devam ser pesquisados e referidos, junto com eles chama-se a atenção para que os valores de justiça social, participação popular e sustentabilidade estejam sempre presentes e cada vez mais na pauta do processo de construção dos saberes. Assim, para além de base e fonte, se entende, nas ciências humanas, que há que se dar voz ao saber tradicional, e que o dialogo deste com o conhecimento científico constitui-se enquanto riqueza e muitidimensionalidade do mesmo.
Esperamos que as leituras destes capítulos possam ampliar seus conhecimentos e instigar novas reflexões.
Boa leitura!
Denise Pereira
Janaína de Paula do E. Santo
Saberes Tradicionais e Conhecimentos Científicos nas Ciências Humanas
-
DOI: 10.22533/at.ed.040201908
-
ISBN: 978-65-5706-304-0
-
Palavras-chave: 1. Antropologia. 2. Ciências humanas. 3. Etnologia. I. Pereira, Denise. II. Espírito Santo, Janaína de Paula do.
-
Ano: 2020
- Adolfo Ramos Lamar
- Ana Lígia Trindade
- Brasilina Bento da Costa
- Débora Paula Martins da Silva
- Flavinês Rebolo
- JANAINA DE AZEVEDO CORENZA
- Karolina da Silva Riquelme
- Lenise Patricia de Souza
- Leônidas Daniel Paulino
- Letícia Busquim Pereira
- Letícia Maria Montoia Gonçalves
- MARIA AUGUSTA DE CASTILHO
- Maria Christina de Lima Félix Santos
- Melly Fátima Góes Sena
- Nivaldo Emídio Moreira
- Patrícia Kayser Vargas Mangan
- Rosely Ribeiro Lima
- SUELEN ALVES DOS SANTOS
- Taiani Vicentini
- TALITA MARIA SOARES DA SILVA
- Thais de Sa Gomes Novaes
- Valéria Ribeiro Carvalho
- Vitor Vinicios da Silva
Artigos
- FORMAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES?
- A PSICOPEDAGOGIA E A NEUROPSICOPEDAGOGIA NA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO EM VIGOTSKI
- MUSEU E ESCOLA, CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA A PERMANÊNCIA DA MEMÓRIA, COM ÊNFASE NA FUNÇÃO DO OBJETO MUSEAL
- POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS PRESSUPOSTOS DE STEPHEN BALL
- EDITH STEIN: UMA ANTROPOLOGIA INTEGRAL COMO FUNDAMENTO PEDAGÓGICO
- FILOSOFIA: QUEM É A MULHER NESSE CONTEXTO?
- ESCREVENDO A DANÇA: Memória, Arte, Ensino e Ciência
- A mobilização de pais e responsáveis para participação efetiva nos conselhos escolares
- LEITURA NA ESCOLA: UM ESTUDO COMPARATIVO
- PEDAGOGIAS QUE CURAM COM OS/AS PESCADORES/AS ARTESANAIS DE ITAPISSUMA
- VOZES EM DISPUTA: educação escolar quilombola e participação
- BEM-ESTAR E MAL-ESTAR DOCENTE: Uma análise das pesquisas publicadas entre 2015 e 2018