Ebook - Química e tecnologia: avanços que moldam o mundo contemporâneo 2Atena Editora

E-book

1. Química. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Organizador). II. Título.

Livros
capa do ebook Química e tecnologia: avanços que moldam o mundo contemporâneo 2

Química e tecnologia: avanços que moldam o mundo contemporâneo 2

Publicado em 09 de março de 2024.

O e-book: “Química e tecnologia: avanços que moldam o mundo contemporâneo 2” é composto por quatro capítulos de livros que investigaram:  i) os desafios enfrentados, no ensino de ciências, na educação infantil durante a pandemia do COVID-19; ii) análise da dificuldade de instrumentalização teórico-prática por parte de licenciandos em química; iii) desenvolvimento e otimização do método de aminação de feniletenilaminas e; iv) biossorção de cromo (VI) por casca de mandarina.
O primeiro capítulo avaliou os inúmeros desafios enfrentados por professores da educação infantil em relação ao ensino de ciências durante o período de pandemia do Covid-19 no município de Beberibe/CE. Os pesquisadores concluíram que os docentes conseguiram dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem por meio da utilização de mídias digitais. O capítulo 2 apresentou um relato de experiência a partir do componente curricular de instrumentalização do Ensino de Química para discentes matriculados no curso de licenciatura em química da Universidade Estadual da Bahia. Os autores concluíram que a utilização de diferentes recursos didáticos-pedagógicos favoreceu o processo de instrumentalização dos discentes do curso, auxiliando-os no processo de planejamento para o exercício da docência.
O terceiro capítulo estudou a utilização de cinamaldeído e morfolina para sintetizar a feniletenilaminas, a partir do processo de aminação redutiva. Obteve-se uma fase orgânica que foi submetida a análise por Cromatografia Gasosa acoplado ao detector FID. Os resultados apontaram uma taxa de conversão de 50% a uma temperatura de 100 ºC após 10 min de aquecimento sem a geração de subprodutos, contribuindo com os princípios da Química Verde. Por fim, o capítulo 4 avaliou a capacidade de adsorção de Cromo (VI) a partir da utilização da casca de Toranja. A partir de uma solução de 1,0 g/L em contato de 180 min com o biossorvente aquecido a 60 ºC, apresentou uma eficiência de remoção abaixo do limite de detecção, indicando que o adsorvente apresenta viabilidade para ser utilizado em larga escala na remoção do analito em águas residuárias. 
Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países, a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua
 

Ler mais
Fale conosco Whatsapp