Processos de Subjetivação no Serviço Social 3
Caro leitor, é com imenso prazer que apresento a coletânea: “Processos de Subjetivação no Serviço Social”, composta por 88 trabalhos organizados em 5 volumes. Esta coletânea exibe textos sobre as múltiplas facetas do processo de trabalho do Assistente Social e análises de diferentes políticas públicas brasileiras.
Como é sabido, o contexto brasileiro é permeado por contradições históricas. Ouso sinalizar a atual conjuntura centrada em discussões rasas, com a propagação do senso comum como verdade absoluta. Portanto, torna-se ainda mais necessário dar visibilidade a estudos técnicos e científicos. Sendo assim, esta leitura é imprescindível durante a formação profissional e também aos assistentes sociais, pois, contribui significativamente com reflexões sobre os nós, entraves e questões contemporâneas, que perpassam o cenário brasileiro e respectivos desdobramentos na profissão e nas políticas públicas.
Os dois primeiros volumes reservam a discussão do Serviço Social, abordando a formação profissional, apontamentos sobre os Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social, da questão social, do Projeto Ético Político, da instrumentalidade. Além das discussões acerca das dimensões profissionais e das vulnerabilidades correspondentes às experiências em diversos espaços socioocupacionais.
O terceiro volume discorre prioritariamente sobre diferentes políticas públicas, como: política de saúde, política de saúde mental, promoção de saúde dos idosos. Além do mais, este volume possibilita a visibilidade para estudos variados acerca das inúmeras situações que perpassam a vida das mulheres brasileiras.
O quarto volume expõe: adoção, adolescentes, medidas socioeducativas, drogas, violência, família, idosos. As respectivas análises são distintas, porém, demonstram aspectos que perpassam a vida brasileira, sobretudo pela abordagem do recorte de classe e étnico-racial.
Por fim, e não menos importante, o quinto volume exibe novamente especificidades das políticas públicas, evidenciando a discussão sobre a questão do território, questão urbana, saneamento básico, seguridade social, política de assistência social. Este volume apresenta ainda discussão sobre questão étnico-racial, racismo e refugiados.
Como foi possível perceber os livros contemplam análises abrangentes, que convergem e se complementam sob a ótica do contexto histórico brasileiro e suas respectivas contradições sociais. Vale ressaltar, que os cinco volumes contribuem com a análise das políticas públicas mais empregadoras dos assistentes sociais no Brasil, motivo pelo qual se ratifica a importância desta leitura aos acadêmicos e ainda para fins de atualização profissional.
Desejo a todas e todos excelente leitura!
Thaislayne Nunes de Oliveira
Processos de Subjetivação no Serviço Social 3
-
DOI: 10.22533/at.ed.333203007
-
ISBN: 978-65-5706-233-3
-
Palavras-chave: 1. Assistência social. 2. Política social – Brasil. 3. Serviços sociais. I. Oliveira, Thaislayne Nunes de.
-
Ano: 2020
- Adma Oliveira Lima
- Alecsonia Pereira Araújo
- Alecsonia Pereira Araujo
- Alessandra Aniceto Ferreira de Figueirêdo
- Ana Alice Firmino de Barros
- Ana Lúcia da Silva Dias
- Andressa Sonja Pereira de Castro
- ANGÉLICA DE JESUS CONCEIÇÃO VIEIRA
- CHRISTIANE SILVA BITENCOURTH VILELA
- Cynthia Santos Neder Thomé
- Danielle de Menezes Vieira
- Danielle Viana Lugo Pereira
- Elaine da Costa Feitosa Pinto
- Eliana Andrade da Silva
- Érica Silva Meneses
- Eryenne Lorrayne Sayanne Silva do Nascimento
- Gisiane de Mello Corrêa Labre
- Jéssica Katariny Oliveira da Silva
- Juliana Rodrigues Freitas
- KELLY BEZERRA DE OLIVEIRA
- Larissa Maria Souto Moura
- Lisiane Melo de Carvalho
- Lucia Cristina dos Santos Rosa
- Maria Isabelly Silva Pereira de Lima
- Neubejamia Rocha da Silva Lemos
- NOEMI CRISTINA FERREIRA DA SILVA
- Nuno M. M. S. Coelho
- Paula Martins da Silva Costa
- Rafael Nicolau Carvalho
- Rebeca Ramany Santos Nascimento
- Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro
- Sâmia Luiza Coêlho da Silva
- Suzérica Helena de Moura Mafra
- Valeria Cristina da Costa Rosa
- Valesca de Sousa Brito
- Viviane Aparecida Siqueira Lopes
- Vivianny Mary Jucá Bezerra
Artigos
- RACISMO INSTITUCIONAL NA SAÚDE: reflexões sobre seu impacto no corpo da mulher negra
- REQUISIÇÕES AOS(AS) ASSISTENTES SOCIAIS EM TEMPOS DE PRIVATIZAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE
- ENTRE A LOUCURA E AS MÚLTIPLAS LUTAS PELA SOBREVIVÊNCIA: FAMILIARES NA DESINSTITUCIONALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO BRASIL
- PARA ALÉM DO DIAGNÓSTICO: o cotidiano de mulheres vivendo com HIV/AIDS
- SAÚDE MENTAL E A QUESTÃO DAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: narrativas de mulheres em um CAPS ad
- Atuação do Assistente Social com acompanhantes de usuários de um hospital público de Fortaleza: tecendo a promoção da saúde e o empoderamento
- RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E O SERVIÇO SOCIAL: REFLEXÕES E DESAFIOS DO TRABALHO PROFISSIONAL
- “NEM NASCER, NEM MORRER”: A AUSÊNCIA DO REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO NA TRAJETÓRIA DE VIDA DE MULHERES E HOMENS EM SOFRIMENTO MENTAL MORADORES DE ÁREAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE CALUMBI-PE
- ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO HOSPITAL MUNICIPAL SÃO CAMILO DE LÉLLIS
- PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BARRETO/BARRAMARES – MACAÉ/RJ: a mulher como figura representativa na saúde sexual e reprodutiva.
- Prevenção de abortamento inseguro junto a mulheres em situação de pobreza.
- A MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS COMO SUPORTE PARA A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL
- ESPAÇO PROMOTOR DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO À LUZ DA PROMOÇÃO DA SAÚDE