Pesquisas, processos e práticas em arquitetura e urbanismo 2
Publicado em 09 de novembro de 2022.
Caros leitores e leitoras;
Em sua segunda edição, a obra ‘Pesquisas, processos e práticas em arquitetura e urbanismo 2' busca reunir textos que dialoguem com temas atuais e importantes nos estudos da arquitetura e do urbanismo. Assim, ao longo desses seis capítulos é possível vislumbrar textos com alto rigor científico, críticos e com temas de suma importância para a prática da profissão.
Iniciando as discussões, temos o texto intitulado Avaliação de Inteligibilidade em salas de aula via aurilizações simuladas, onde os autores buscaram consolidar uma metodologia para avaliar a inteligibilidade da fala em salas de aula. É apresentado, ao longo do texto, um estudo de caso com duas salas de aula do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal da pesquisa foi o de validar a metodologia de avaliação da inteligibilidade em salas de aula sem a necessidade de efetuar um teste de articulação presencial, o que é particularmente útil em situações de pandemia, como o mundo vivenciou recentemente.
Dando continuidade às discussões, temos o segundo capítulo intitulado Cultura, técnica e política: fronteiras contemporâneas de resistência perante fragilidades socioespaciais e ambientais que apresenta fundamentos para a discussão dos limites e possibilidades da arquitetura e do urbanismo no Brasil, perante a reflexão teórica a partir de referências bibliográficas e documentais, considerando aspectos históricos, estruturais e conjunturais, tendo como premissa a noção de que cultura, técnica e política são temas articulados indissociáveis.
O capítulo intitulado Dicotomia na preservação: reflexões sobre o moderno na cidade de Goiás – GO parte do entendimento de que há uma lacuna no sentido de registro e reconhecimento oficial acerca do acervo arquitetônico moderno produzido ao longo do século XX na área de tombamento e entorno do Conjunto preservado de Goiás e busca refletir sobre a preservação destes exemplares classificados.
Do monumento isolado à paisagem cultural, compõe o quarto capítulo e busca contextualizar as ações de salvaguarda realizadas na cidade de Goiás - GO, que passaram do tombamento majoritário de seus monumentos isolados à atual proteção de seu conjunto histórico, englobando, ainda, a paisagem natural circundante.
No quinto capítulo, intitulado O impacto do ambiente de trabalho na saúde e na qualidade de vida do usuário – arquitetura saudável, os autores buscam compreender os impactos do espaço físico sobre o seu usuário, com ênfase nos aspectos relacionados à saúde e qualidade de vida pertinentes ao ambiente de trabalho. Possuem o objetivo de construir uma revisão de literatura fundamentada nas correlações entre indivíduo-espaço, bem como fazer um levantamento, com indicativos de cunho científico, dos fatores causadores de impactos quanto à salubridade nos ambientes de trabalho.
Encerrando as discussões desta segunda edição, temos o artigo intitulado Revisão sistemática e bibliométrica da literatura sobre a ergonomia do mobiliário de salas de aula escolares brasileiras que teve como foco investigar a perspectiva de produção brasileira, em nível de pós-graduação, de trabalhos que abordam a importância da ergonomia do mobiliário de salas de aula escolares, com foco para a antropometria.
Espera-se que as discussões possam enriquecer ainda mais o debate sobre as práticas e os processos no campo da arquitetura, corroborando para ampliação dos debates a nível nacional e internacional. Por fim, desejamos que você tenha uma agradável e produtiva leitura!
Fabiano Eloy Atílio Batista
Pesquisas, processos e práticas em arquitetura e urbanismo 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.218220911
-
ISBN: 978-65-258-0721-8
-
Palavras-chave: 1. Arquitetura. 2. Urbanismo. I. Batista, Fabiano Eloy Atílio (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2022
Artigos
- Revisão sistemática e bibliométrica da literatura sobre a ergonomia do mobiliário de salas de aula escolares brasileiras
- DO MONUMENTO ISOLADO À PAISAGEM CULTURAL: UM BREVE PANORAMA DA EVOLUÇÃO DO ENTENDIMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE VALOR NO ÂMBITO DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO A PARTIR DA CIDADE DE GOIÁS, GO
- DICOTOMIA NA PRESERVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O MODERNO NA CIDADE DE GOIÁS – GO
- AVALIAÇÃO DE INTELIGIBILIDADE EM SALAS DE AULAVIA AURILIZAÇÕES SIMULADAS
- CULTURA, TÉCNICA E POLÍTICA: FRONTEIRAS CONTEMPORÂNEAS DE RESISTÊNCIA PERANTE FRAGILIDADES SOCIOESPACIAIS E AMBIENTAIS
- O impacto do ambiente de trabalho na saúde e na qualidade de vida do usuário – Arquitetura Saudável