Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
A obra “Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental” apresenta, em seus 11 capítulos, discussões de diversas abordagens acerca da importância da engenharia ambiental, tendo como base a sua preocupação com o meio ambiental, em especial destaque aos recursos hídricos e ao saneamento ambiental.
Compatibilizar o desenvolvimento com o meio ambiente significa considerar os problemas dentro de um contínuo processo de planejamento, atendendo-se adequadamente as exigências de ambos. Para a gestão, o planejamento e o controle se faz necessário a implantação de sistemas de medição e monitoramento, sendo que para esses sistemas funcionarem é imprescindível a utilização de indicadores.
Desta forma, as melhorias das condições dos serviços de saneamento básico dependem do sucesso das entidades de regulação, pois os avanços tímidos no aumento da cobertura dos serviços observados nos últimos anos indicam que a ampliação da disponibilidade de recursos financeiros, por si não é garantia de agilidade no aumento da oferta dos serviços.
Tem-se ainda que o aumento da demanda da sociedade por matrizes energéticas tem impactado os recursos naturais. Neste contexto, as usinas hidrelétricas, ainda que consideradas fontes de energia limpa, podem causar alterações prejudiciais nos recursos hídricos, que por sua vez podem acarretar na depreciação da qualidade da água.
É fatídica a relevância do sensoriamento remoto e de outras ferramentas das geotecnologias passíveis de aplicação nos estudos ambientais diretamente relacionados com o monitoramento e fiscalização do uso dos recursos florestais.
Considera-se ainda que o reuso da água a cada dia torna-se mais atrativo, pois está relacionada com a conscientização e uso sustentável desse recurso hídrico cada vez mais escasso. Além de que a Redução do Risco de Desastres é um tema que cresce a cada dia na produção de conhecimento acadêmico, técnico e científico, a fim de incrementar tanto os meios para o melhor entendimento dos desastres, quanto às maneiras de evitá-los e mitigar seus impactos negativos.
Neste sentido, este livro é dedicado aos trabalhos relacionados ao saneamento ambiental, compreendendo, em especial, a gestão do meio ambiente, bem como a correta utilização dos recursos hídricos. A importância dos estudos dessa vertente é notada no cerne da produção do conhecimento, tendo em vista a preocupação dos profissionais de áreas afins em contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento.
Os organizadores da Atena Editora agradecem especialmente os autores dos diversos capítulos apresentados, parabenizam a dedicação e esforço de cada um, os quais viabilizaram a construção dessa obra no viés da temática apresentada.
Por fim, desejamos que esta obra, fruto do esforço de muitos, seja seminal para todos que vierem a utilizá-la.
Helenton Carlos da Silva
Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
-
DOI: 10.22533/at.ed.461201203
-
ISBN: 978-65-86002-46-1
-
Palavras-chave: 1. Educação ambiental. 2. Desenvolvimento sustentável. 3. Meio ambiente – Preservação. I. Silva, Helenton Carlos da.
-
Ano: 2020
- Adriana Fiorotti Campos
- Adroaldo Dias Robaina
- Afonso Fonseca Fernandes
- Albertino Monteiro Neto
- Alexander de Araujo Lima
- Anderson Crestani Pereira
- André Luis Nascimento de Oliveira
- Bruna Dalcin Pimenta
- Danilo Mercês Freitas
- Danúbia Leão de Freitas
- Deyverson Mesquita freitas
- Douglas Matheus das Neves Santos
- Eduarda Costa Ferreira
- Emerson Adriano Guarda
- Felipe Cerbella Mandarino
- Flávia Tonani
- Gleicy Karen Abdon Alves Paes
- Gleidson Marques Pereira
- Guenther Carlos Couto Viana
- Jaqueline Carolino
- Jhonathan Matheus de Jesus Mendes
- Jhosefe Bruning
- José Antonio Frizzone
- Júlio César D´Oliveira e Souza
- Kátia Regina Alves Nunes
- Kelvis Nunes da Silva
- Kemuel Maciel Freitas
- Laura Dias Ferreira
- Leandro Vianna Chagas
- Letícia dos Santos Costa
- Lucas Mota Batista
- Luciane Gomes Fiel
- Luiz Ricardo Sobenko
- Luiza de Nazaré Almeida Lopes
- Marcelo Abranches Abelheira
- Marcia Xavier Peiter
- Marina Costa de Sousa
- Mario Jorge da Silva Maciel
- Moacir Eckhardt
- Neuma Teixeira dos Santos
- Nicole Marasca
- Orlando Sodré Gomes
- Pedro Reis Martins
- Robert Luan borges Negrão
- Rodolfo Pereira Brito
- Rogerio Lavanholi
- Seidel Ferreira dos Santos
- Thamires Oliveira Gomes
- Uonis Raasch Pagel
- Vanessa Silva Oliveira
- Yan Torres Dos Santos Pereira
Artigos
- A matéria orgânica e a saturação por base como indicadores de sustentabilidade ambiental em agroecossistema
- ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TOCANTINS A MONTANTE E A JUSANTE DA USINA HIDRELÉTRICA LUIS EDUARDO MAGALHÃES
- DETECÇÃO REMOTA DE FLORESTA E FRAGMENTOS FLORESTAIS ATRAVÉS DE IMAGENS SENTINEL 1A EM TRACUATEUA – PA
- RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA ESCALA DE IMPACTOS PARA EVENTOS METEOROLÓGICOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: COMPARAÇÃO ENTRE OS VERÕES 2017/18 E 2018/19
- AMAZÔNIA BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA SOBRE A SUPRESSÃO DOS RECURSOS NATURAIS
- ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS UNIDADES DE UMA REDE SUPERMERCADISTA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM – PA)
- AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO MUNICIPIO DE COARI/AM SEGUNDO O MODELO PRESSÃO-ESTADO-RESPOSTA
- REUSO DE ÁGUA DE AR CONDICIONADO UTILIZANDO INTERNET DAS COISAS E COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DE TIC NO AMAZONAS
- ABORDAGEM SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL INTERNA DE TUBULAÇÕES UTILIZADAS EM IRRIGAÇÃO E CONDUÇÃO DE ÁGUA COM ÊNFASE NOS PARÂMETROS KURTOSIS E SKEWNESS
- ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS (RENOVABIO) NO CENÁRIO BRASILEIRO