Literatura: Imaginação e seus dispositivos
Publicado em 16 de setembro de 2022.
No capítulo 1, Maria Eduarda Ribeiro e Susana Souto Silva, a partir da análise de poemas de Bruna Beber e Carla Diacov, abordam questões relativas à complexa relação existente entre corpo e memória. Nesse contexto, como afirmam as autoras: Beber, retomando a memória do cotidiano, da cidade, de um corpo que se (des) faz nas malhas da memória de modo, quase sempre, irônico. Diacov experimenta, em sua escrita, uma radical experimentação do corpo feminino, ao usar o sangue menstrual como tinta para elaborar desenhos que acompanham muitos dos seus poemas, estabelecendo um diálogo interartes. Ambas desafiam a nossa leitura, a nossa memória e afetam as percepções que temos de poesia, corpo e memória.
No capítulo 2, Daiane de Souza Alves Mauricio aborda o tema “Casas de Pedra, em Nova Veneza-SC: um lugar de memória enlaçado de tempo e de eternidade evocados pelo imaginário”. A pesquisadora reflete sobre a história das Casas de Pedra do Nono Luigi Bratti, em Nova Veneza – SC, bem como sobre os objetos que nela se encontram e a marca que tais objetos e edificações deixou nas pessoas entrevistadas neste estudo, tendo como referencial as memórias revisitadas, percebemos que os relatos são marcados pelas fortes presenças do pai, da família e do trabalho.
No capítulo 3, Cassiano José dos Santos aborda o tema “Odisseia, Eneida e Ramayana: épicos imprescindíveis”. Nesse estudo, o autor apresenta o conceito de identidade contido nas epopeias nacionais. Tal problemática tem o intuito de identificar os elementos literários, mitológicos, culturais e artísticos contidos em algumas obras com ênfase em tópicos de convergência significativos e simbólicos.
No capítulo 4, Cláudia Miranda da Silva Moura Franco, Solange Correia de Lima e Claudia Nigro fazem uma análise crítico-interpretativa entre literatura, memória e acontecimento histórico no romance O corpo interminável (2019), de Claudia Lage. Nesse sentido, elas procuram estabelecer relações da narrativa com os elementos factuais que engendram o período da ditadura militar no Brasil.
No capítulo 5, Sandra Elizabeth Silva de Barros analisar a relação entre o cachorro e o homem no filme Paterson de Jim Jarmusch.
No capítulo 6, Wcleverson Batista Silva busca estudar e compreender as diversas influências e importação provinda do além-mar no campo da historiografia literária e educacional assim como a forte relação de favor entre os primeiros institucionalizadores deste sistema.
Prof. Dr. Jadilson Marinho da Silva
Literatura: Imaginação e seus dispositivos
-
DOI: 10.22533/at.ed.730221609
-
ISBN: 978-65-258-0673-0
-
Palavras-chave: 1. Literatura. I. Silva, Jadilson Marinho da (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2022
Artigos
- A MEMÓRIA DO CORPO REINVENTADA NA POESIA DE BRUNA BEBER E CARLA DIACOV
- CASAS DE PEDRA, EM NOVA VENEZA-SC: UM LUGAR DE MEMÓRIA ENLAÇADO DE TEMPO E DE ETERNIDADE EVOCADOS PELO IMAGINÁRIO
- ODISSEIA, ENEIDA E RAMAYANA: ÉPICOS IMPRESCINDÍVEIS
- A COLEIRA HUMANA NO FILME PATERSON
- AUSÊNCIA E ESQUECIMENTO: A TORTURA DO CORPO FÊMEO EM O CORPO INTERMINÁVEL, DE CLAUDIA LAGE ABSENCE AND OBLIVION: THE TORTURE OF THE FEMALE BODY IN O CORPO INTERMINÁVEL, DE CLAUDIA LAGE
- AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO IMPORTAÇÃO EUROPEIA