Estudo da Herpetofauna Brasileira
A herpetologia trata do ramo da zoologia responsável pelo estudo de répteis e anfíbios, abordando temas como classificação, fisiologia e comportamento, entre outros. Atuando tanto como presa quanto como predador na complexa rede de interações ecológicas, os répteis e anfíbios são fundamentais para o funcionamento adequado dos ecossistemas - aquático e terrestre.
Dentro da herpetologia, o estudo ecológico de répteis e anfíbios é um campo bastante amplo, no qual são analisadas características como interações sociais, comportamento no ambiente, distribuição e conservação das espécies. Tais animais são capazes de povoar uma ampla gama de ambientes, com grande variedade de concentração de solutos, temperatura e fontes de alimentos. Por serem bastante sensíveis a alterações nos mesmos, em sua grande maioria decorrentes da intervenção humana, e dada a grande área de povoamento se tornam importantes bioindicadores ambientais.
Estudar esses organismos é fundamental para promover sua conservação, e, consequentemente, a manutenção do equilíbrio do ecossistema como um todo. Não devemos, no entanto, esquecer do impacto direto que a pesquisa de répteis e anfíbios exerce sobre o desenvolvimento do estudo científico. Estes animais apresentam um grande potencial biotecnológico, tendo em vista que as secreções por eles produzidas são uma inestimável fonte de novas moléculas, ou mesmo de análogos de moléculas já existentes, que podem auxiliar o desenvolvimento de novos fármacos.
A presente obra se trata de uma coletânea de textos, e apresenta em seus 6 capítulos novas informações na área de herpetologia, tendo como foco a ecologia destes animais e o potencial biotecnológico do estudo dos mesmos. Por fim, esperamos que este livro possa colaborar e instigar mais estudantes e pesquisadores na constante busca de novas tecnologias para esta interessante área de conhecimento.
Daiane Patricia Oldiges
Estudo da Herpetofauna Brasileira
-
DOI: 10.22533/at.ed.611182310
-
ISBN: 978-85-85107-61-1
-
Palavras-chave: 1. Anfíbios – Ecologia – Brasil. 2. Répteis – Ecologia – Brasil. 3.Zoologia. I. Oldiges, Daiane Patricia.
-
Ano: 2018
- Amaurício Lopes Rocha Brandão
- Breno Emanuel Farias Frihling
- Carlos Eduardo Vargas Grou
- Daniel da Conceição Rabelo
- Durvanei Augusto Maria
- Elizangela de Barros
- Fernanda de Cássia Gonçalves Alves
- Francisco Ageu Ribeiro do Nascimento
- Francisco Robson Carvalho de Oliveira
- Giuseppe Puorto
- Graziella Macêdo Batista
- Guilherme Augusto Abrantes
- Ingrid Andrade Pereira
- Juliana Rosa Matias Ciccheto
- Ludovico Migliolo
- Luiz Humberto Guimarães Riquelme Junior
- Luiz Humberto Guimaraes Riquelme Junior
- Marcos Antonio Ferreira
- Maria Juliana Miranda Silva
- Newton Valério Verbisck
- Odaias Pereira Almeida Filho
- Osmalene Mayara de Souza
- Patrícia Souza e Silva
- Paula Helena Santa Rita
- Poliana Garcia Corrêa
- Raíla Brena Araújo
- Robério Mires de Freitas
- Rosely Cabette Barbosa Alves
- Sabine Borges da Rocha
Artigos
- Evaluation of the oxidative stress using biomarker malondialdehyde in atretic eggs of Brazilian snakes from Bothrops genus.
- Novos registros de ocorrência de Trachemys dorbigni (Emydidae, Testudines) no Brasil
- HISTÓRIA NATURAL DE HEMIDACTYLUS AGRIUS VANZOLINI, 1978 (SQUAMATA: GEKKONIDAE) EM UMA ÁREA DE CARNAUBAL NO MUNICÍPIO DE ACARAÚ, CE
- EFEITO DA FOSFOLIPASE PRESENTE NA TOXINA DE Bothrops moojeni FRENTE A BIOFILME DE Staphylococcus aureus
- ANÁLISE DO PERFIL PROTEICO DA SECREÇÃO CUTÂNEA DE Dermatonotus muelleri UTILIZANDO OS MÉTODOS DE ELETROFORESE (SDS-PAGE) E ESPECTROMETRIA DE MASSA (MALDI-TOF)
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS TURISTAS DO PARNA DE UBAJARA SOBRE A HERPETOFAUNA