Ergodesign: forma e funcionalidade
Publicado em 09 de abril de 2024.
Caros leitores;
A obra Ergodesign: forma e funcionalidade, dividida em cinco capítulos, busca refletir como esta área do saber se configura como uma disciplina essencial no processo de criação de produtos, serviços e sistemas que buscam harmonizar forma e funcionalidade, priorizando a experiência do usuário.
Nesta perspectiva, podemos vislumbrar ao longo dos textos que esta abordagem se torna fundamental em um mundo onde a interação humana com produtos, serviços, dispositivos e ambientes, por exemplo, é cada vez mais intensa e diversificada. No cerne do Ergodesign, e nas discussões da obra Ergodesign: forma e funcionalidade, está o entendimento das necessidades, capacidades e limitações dos usuários, bem como a adaptação desses produtos, serviços e sistemas para garantir uma experiência ergonômica, satisfatória e inclusiva.
Para tanto, a integração da forma e funcionalidade no Ergodesign visa criar produtos e serviços que não apenas sejam esteticamente agradáveis, mas também eficazes em sua utilização. Isso envolve a consideração de aspectos físicos, cognitivos e emocionais dos usuários durante todo o processo de design.
Para tanto, a busca por uma sinergia entre estética e usabilidade é fundamental para garantir que os produtos atendam às necessidades práticas dos usuários, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência agradável, intuitiva, acessível e inclusiva.
Um dos principais objetivos do Ergodesign, que é apresentado nesta obra, diz respeito a maximização da usabilidade dos produtos, tornando-os acessíveis e intuitivos para uma ampla gama de usuários. Isso implica na simplificação de interfaces, na organização eficiente de informações e na minimização de barreiras cognitivas. Ao projetar produtos e serviços de forma consciente e centrada no usuário, os designers ergonômicos podem facilitar a interação entre o usuário e o produto, aumentando sua eficácia e aceitação no mercado.
Além disso, o Ergodesign abraça a inovação tecnológica como um meio de aprimorar a experiência do usuário. O uso de tecnologias emergentes, como realidade aumentada, inteligência artificial e sensores, oferece novas possibilidades para a criação de produtos mais adaptáveis e personalizados. Ao explorar essas ferramentas de forma criativa e estratégica, os designers ergonômicos podem desenvolver soluções que estejam na vanguarda da inovação, proporcionando experiências únicas e memoráveis aos usuários.
Ademais, a obra Ergodesign: forma e funcionalidade apresenta uma abordagem holística para o design de produtos, de serviços e de sistemas e interfaces, que busca equilibrar forma e funcionalidade em prol da experiência do usuário. Ao considerar as necessidades, características e expectativas dos usuários desde as fases iniciais do processo de design, a obra elucida, de forma teórica e prática, como os profissionais de Ergodesign podem criar soluções que não apenas atendam às demandas práticas, mas também inspirem e encantem seus usuários.
Assim sendo, desejo a vocês uma excelente leitura!
Fabiano Eloy Atílio Batista
Ergodesign: forma e funcionalidade
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.853242703
-
ISBN: 978-65-258-2285-3
-
Palavras-chave: 1. Ergonomia e design. I. Batista, Fabiano Eloy Atílio (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 86
Artigos
- CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA NO DIMENSIONAMENTO DE EQUIPES DE OPERAÇÃO NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
- Avaliação ergonômica para projeto conceitual de cadeira de rodas para trilhas
- ESTUDO DE CASO DA RELAÇÃO DO PROCESSO DE ERGONOMIA INTEGRADO AO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NA REDUÇÃO DE QUEIXAS OSTEOMUSCULARES EM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE INDÚSTRIA
- Ergonomia e vestuário: experiências na prática de sala de aula com universitários de moda
- PAINÉIS IMAGÉTICOS COMO CONTRIBUIDORES PARA A MODA INFANTIL NÃO ADULTIZADA