Demandas Sociais do Brasil Contemporâneo
Caro leitor, a coletânea “Demandas Sociais no Brasil Contemporâneo” reúne uma pluralidade de discussões presentes na atual conjuntura brasileira. O exemplar aborda os seguintes temas centrais: a pandemia COVID19, desigualdade ambiental fruto dos resíduos sólidos, as vulnerabilidades das pessoas em situação de rua, a irrigação que não alcançou regionalmente a todos, as experiências de uma comunidade baixa renda, a discussão sobre a violência, a análise da masculinidade no contexto escolar e ainda temos a possibilidade conhecer a supervisão acadêmica no Serviço Social (na Argentina).
O livro foi estruturado em nove capítulos, com abordagens que suscitam a importância de considerarmos as diferentes e complexas problemáticas enfrentadas pelo Brasil na contemporaneidade.
O capítulo 1 apresenta a discussão acerca da proteção social emergencial diante da pandemia COVID19 e foi elucidado a partir do Estado do Amazonas. Este texto é extremamente atual e sua discussão é pertinente para o cenário brasileiro e mundial.
O capítulo 2 expõe um estudo de caso sobre os resíduos sólidos e a situação de Belém do Pará. O autor refere os resíduos como um problema social, bem como aumento da desigualdade ambiental e a deterioração das condições da vida urbana regional.
O capítulo 3 discorre sobre a vulnerabilidade e a bioética, sobretudo refletindo o conceito de vulnerabilidade acerca das pessoas em situação de rua.
O capítulo 4 exibe a discussão sobre o esvaziamento das áreas de sequeiro no município de Petrolina, em Pernambuco. A análise tem como recorte temporal a implantação dos Projetos Públicos de Irrigação, sendo identificada a distância das comunidades sequeiras para os locais com irrigação, esvaziamento da comunidade e posterior mudança (local) no estrato social.
O capítulo 5 priorizou a discussão sobre a promoção da saúde direcionada às pessoas em situação de rua. Em especial a discussão acerca dos direitos garantidos, ou melhor, o direito a ter direito. Experiência com lócus na cidade de Manaus.
O capítulo 6 oferece elementos sociohistóricos sobre a comunidade baixa renda em Aracajú, Sergipe. Apresenta a história local da cidade a partir da reflexão sobre os determinantes históricos e culturais presentes. Trata-se de estudo a partir da memória dos próprios moradores e tem como metodologia a análise do discurso.
O capítulo 7 abordou a violência como tema central. Os autores apontam a violência como grave problema em saúde pública, sobretudo com abordagem para as crianças devido à compreensível vulnerabilidade. O estudo de caso foi realizado no Espirito Santo e priorizou uma das tipificações da violência, a tortura.
O capítulo 8 aborda o combate à masculinidade tóxica no espaço escolar. É um texto que trabalha com a pluralidade do espaço escolar e pondera a necessidade da discussão da diversidade. O trabalho é resultado de um estudo local realizado no Mato Grosso, que visa abordar discussões contemporâneas e ratificar a importância do espaço escolar como enfrentamento a violência.
O capítulo 9 proporciona a discussão sobre supervisão acadêmica em Serviço Social. O estudo apresenta a análise realizada durante uma das disciplinas (teórico prática) oferecidas pelo curso de Serviço Social, a partir da experiência em uma universidade (na Argentina).
Como foi possível perceber, existe uma gama variada presente neste livro. Tanto no que se refere aos tipos de discussões realizadas pelos autores, como ainda das diferentes experiências locais, de diferentes regiões do Brasil. Logo, trata-se de uma leitura primordial, que certamente contribui efetivamente como referencial teórico contemporâneo.
Thaislayne Nunes de Oliveira
Demandas Sociais do Brasil Contemporâneo
-
DOI: 10.22533/at.ed.574212701
-
ISBN: 978-65-5706-757-4
-
Palavras-chave: 1. Organização social e política. 2. Demandas sociais. 3. Brasil. I. Oliveira, Thaislayne Nunes de (Organizadora). II. Título.
-
Ano: 2021
- Carmelita Rikelly Santos de Souza
- Dayana Cury Rolim
- Edleusa Gomes Ferreira Cupertino
- ELIJALMA AUGUSTO BESERRA
- Elza Francisca Corrêa Cunha
- Evilen Godoi
- Fábio Lúcio Tavares
- Fabrício Tavares de Moraes
- Franciéle Marabotti Costa Leite
- Isabela dos santos
- Jorge Tarachuque
- Kaique Alves de Sousa
- Letícia Peisino Buleriano
- Luíza Eduarda Portes Ribeiro
- Márcia Regina de Oliveira Pedroso
- Maria Aparecida da Silva
- MARIA AUGUSTA MAIA E SOUZA BESERRA
- MARIA HELENA MAIA E SOUZA
- Mariana Hasen
- Neilson Santos Meneses
- Odelle Mourão Alves
- Rodrigo Corrêa Diniz Peixoto
- Rosiane Pinheiro Palheta
- Suelen Reis da Conceição
Artigos
- PROTEÇÃO SOCIAL EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO ESTADO DO AMAZONAS
- CAMINHOS PARA COMBATER A MASCULINIDADE TÓXICA NO ESPAÇO ESCOLAR
- TORTURA NA INFÂNCIA: ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS NO ESPÍRITO SANTO
- ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS DE UMA COMUNIDADE DE BAIXA RENDA
- NOTAS PARA SUPERVISÃO ACADÊMICA EM SERVIÇO SOCIAL
- ENTRE O DIREITO A TER DIREITOS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE Á POPULAÇÃO DE RUA
- CURRAL QUEIMADO UM RETRATO DO ESVAZIAMENTO DAS ÁREAS DE SEQUEIRO DO MUNICÍPIO DE PETROLINA (PE).
- VULNERABILIDADE E BIOÉTICA
- SOCIEDADE, MOVIMENTO SOCIAL E A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS