Cuidado materno e neonatal seguro: Teoria e prática interdisciplinar e multiprofissional
Publicado em 22 de setembro de 2021.
A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) organizou a presente obra “Cuidados maternos e neonatais seguros” com objetivo de compilar reflexões oriundas de variados campos do conhecimento visando conferir visibilidade à temática e contribuir para a consolidação do conhecimento produzido no país e a conscientização sobre a sua importância. O tema “Cuidado materno e neonatal seguro” foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente, a ser comemorado no dia 17 de setembro de 2021. Como mote de ação, a OMS exorta todas as partes interessadas a “Agir agora para um parto seguro e respeitoso!”. Segundo dados expostos pela OMS, por ocasião do lançamento da campanha, aproximadamente 810 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto(1). Embora a Razão de Mortalidade Materna (RMM) tenha caído 38%, entre 2000 e 2017, em todo o mundo, 94% de todas as mortes maternas são verificadas em países de baixa e média renda (2). No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018, a RMM no país foi de 59,1 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos, enquanto no ano anterior era de 64,53(3). Ainda, ressalte-se que cerca de 6.700 recém-nascidos morrem todos os dias, o que representa 47% de todas as mortes de menores de 5 anos. Além disso, aproximadamente 2 milhões de neonatos nascem mortos todos os anos, com mais de 40% ocorrendo durante o trabalho de parto (4). No Brasil, 340 mil neonatos nascem prematuros anualmente, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos. Registre-se, ainda, que 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro de países europeus (5).
A pandemia da COVID-19 lançou luz sobre as questões de segurança materna e neonatal na medida em os resultados maternos e fetais globais pioraram durante a pandemia, o que se expressa no incremento das mortes maternas, de natimortos, de rupturas de gravidez ectópica e de depressão materna (6). De acordo com dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, quanto à morte de gestantes e de puérperas, ressalta-se que “em 43 semanas de pandemia, em 2020, a média semanal de óbitos deste grupo foi de 10,5. Já em 2021, a média por semana chegou, até o início de abril, a 25,8, em apenas 14 semanas epidemiológicas” (7). Segundo o Observatório da Covid-19 da Fiocruz, “as gestantes e puérperas têm despontado como grupo de grande preocupação e o impacto da Covid-19 vem se somar a uma situação já trágica em nosso país, elevando a morte materna a níveis extraordinariamente elevados”(8).
Diante de tal quadro, a SOBRASP organizou a presente obra com temáticas inéditas e que se encontra dividida em quatro Partes: Cuidado Materno Seguro, Cuidado Neonatal Seguro, Interfaces entre Cuidado Materno e Neonatal Seguro e Direitos e Ética no Cuidado Materno e Neonatal Seguro. Os eixos se estruturam em 18 Capítulos originais, escritos especificamente para a presente obra.
Na primeira Parte, que diz respeito ao Cuidado Materno Seguro, a obra conta com os seguintes Capítulos: 1. Uso seguro de medicamento na gestação; 2. Segurança Farmacológica na Assistência Perinatal; 3. Jornada da paciente do pré-natal ao parto e puerpério: como garantir a experiência e o cuidado seguro? ; 4. Enfermagem Obstétrica como estratégia para um parto seguro e respeitoso; 5. Assistência materna segura e respeitosa; 6. Morte materna no Brasil – avanços, desafios e possibilidades.
Na Parte sobre o Cuidado Neonatal Seguro, os Capítulos abordaram os temas: 1. Cuidado neonatal seguro e respeitoso; 2. Amamentação na primeira hora de vida como proteção ao bebê além da sobrevivência; 3. Assistência pré-natal pediátrica: garantia de saúde materno- infantil por toda vida.
Na terceira Parte: Interfaces entre Cuidado Materno e Neonatal Seguro, são apresentados os Capítulos que versam sobre: 1. A segurança da gestante e do neonato no cuidado odontológico; 2. A rede de atenção obstétrica e o cuidado materno e neonatal seguro; 3. Sistemas seguros para o cuidado materno e neonatal seguro; 4. Gestão em maternidade segura.
Por fim, a última Parte, sobre Direitos, Equidade e Ética, traz os Capítulos subsequentes: 1. Aspectos bioéticos do cuidado materno e neonatal seguro; 2. O parto seguro e respeitoso sob a ótica dos direitos da paciente; 3. Direito humano ao cuidado materno e neonatal seguro: um olhar a partir das políticas públicas do Sistema Único de Saúde; 4. Direito ao cuidado seguro do neonato sob a perspectiva dos direitos humanos; Equidade e diversidade na maternidade segura.
Esta obra exclusiva e inovadora expõe o compromisso da SOBRASP com o dever compartilhado de toda a sociedade brasileira de assegurar que as mulheres e recém-nascidos não estejam sujeitos a condições inseguras em seus cuidados que os conduzam ao risco de morte e de danos evitáveis. Esta obra tem o papel de contribuir para a conscientização sobre a importância do parto respeitoso e seguro, de modo que os direitos da mulher e do recém-nascidos sejam guias balizadores das práticas dos profissionais envolvidos em seu cuidado.
1 World Health Organization. World Patient Safety Day 2021. [citado em 8 jul. 2021]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/detail/2021/09/17/default-calendar/world-patient-safety-day-2021. Acesso em: 5 ago. 2021.
2 World Health Organization. Maternal mortality. [citado em 8 jul. 2021]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/maternal-mortality.
3 Ministério da Saúde. Brasil reduziu 8,4% a razão de mortalidade materna e investe em ações com foco na saúde da mulher. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/8736.
4 World Health Organization. World Patient Safety Day 2021. [citado em 8 jul. 2021]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/detail/2021/09/17/default-calendar/world-patient-safety-day-2021. Acesso em: 5 ago. 2021.
5 XAVIER, Juliana. 17 de Novembro Dia Mundial da Prematuridade: IFF participa de estudo que busca reduzir as taxas de prematuridade. Disponível em: http://iff.fiocruz.br/index.php/component/content/article/8-noticias/178-dia-mundial-prematuridade. Acesso em: 5 ago. 2021.
6 CHMIELEWSKA, Barbara et al. Effects of the COVID-19 pandemic on maternal and perinatal outcomes: a systematic review and meta-analysis. The Lancet Global Health. volume 9, issue 6, E759-E772, 2021.
7 FRANCISCO, Rossana Pulcineli; VIEIRA, Lucas Lacerda; RODRIGUES, Agatha S. ‘Obstetric Observatory BRAZIL-COVID-19: 1031 maternal deaths because of COVID-19 and the unequal access to health care services.’ 2021.
8 FIOCRUZ. A Covid-19 e a mortalidade materna. Boletim Covid-19. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/boletim_covid_2021-semanas_20-21-red.pdf. Acesso em: 5 ago. 2021.
Cuidado materno e neonatal seguro: Teoria e prática interdisciplinar e multiprofissional
-
DOI: 10.22533/at.ed.744211609
-
ISBN: 978-65-5983-574-4
-
Palavras-chave: 1. Maternidade. 2. Gestante. 3. Neonatal. 4. Políticas públicas. I. Albuquerque, Aline (Organizadora). II. Toledo, Claudia (Organizadora). III. Valete, Cristina Ortiz Sobrinho (Organizadora). IV. Título.
-
Ano: 2021
- Aline Albuquerque
- Ana Tereza Cavalcanti de Miranda
- Beatriz de Freitas Junqueira
- Carla Betina Andreucci Polido
- Cinthia Torres Leite
- Claudia Dolores Trierweiler Sampaio de Oliveira Corrêa
- Claudia Regina Cachulo Lopes
- Claudia Toledo
- Cristina Helena Bruno
- Cristina Ortiz Sobrinho Valete
- Daniela Campos de Andrade Lourenção
- Daniela Franco Leanza
- Denise Leão Suguitani
- Denise Schauren Schuck
- Edith Maria Barbosa Ramos
- Elenice Lorenzi Carniel
- Francis Solange Vieira Tourinho
- João Batista Marinho de Castro Lima
- Julia Zanatta Salvatore
- Kalline Eler
- Kelly Cristina Rodrigues
- Laís de Holanda Junqueira
- Laura Leismann de Oliveira
- Lenice Gnocchi da Costa Reis
- Luana Ferreira de Almeida
- Lucas Amaral Martins
- Mariana Minatel Braga
- Mariane Emi Sanabe
- Mariene Jaeger Riffel
- Marinei Campos Ricieri
- Maristela Santini Martins
- Marlise de Oliveira Pimentel Lima
- Priscila Bernardi Garzella
- Raylla Albuquerque
- Renata Sayuri Ansai Pereira de Castro
- Sandra Mara Campos Alves
- Sonia Silva Ramirez
- Suely Pedreira Xavier da Silveira
- Tamara Soares
- Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá
- Virgínia Leismann Moretto
Artigos
- O parto seguro e respeitoso sob a ótica dos direitos da paciente
- Sistemas seguros para o cuidado materno e neonatal seguro
- Assistência materna segura e respeitosa
- Assistência pré natal pediátrica: garantia de saúde materno- infantil por toda vida
- Segurança Farmacológica na Assistência Perinatal
- O parto seguro e respeitoso sob a ótica dos direitos da paciente
- Morte materna no Brasil – avanços, desafios e possibilidades
- Equidade e diversidade na maternidade segura
- Cuidado neonatal seguro e respeitoso
- Gestão em maternidade segura
- Amamentação na primeira hora de vida como proteção ao bebê além da sobrevivência
- A rede de atenção obstétrica e o cuidado materno e neonatal seguro
- Direito ao cuidado seguro do neonato sob a perspectiva dos direitos humanos
- Jornada da paciente do pré-natal ao parto e puerpério: como garantir a experiência e o cuidado seguro?
- Enfermagem Obstétrica como estratégia para um parto seguro e respeitoso
- A segurança da gestante e do neonato no cuidado odontológico
- Aspectos bioéticos do cuidado materno e neonatal seguro
- Direito humano ao cuidado materno e neonatal seguro: um olhar a partir das políticas públicas do Sistema Único de Saúde
- Uso seguro de medicamento na gestação
- Cuidado centrado na mulher durante parto e puerpério