Ebook - Avanços em química e bioquímica: teorias e práticasAtena Editora

E-book

1. Química. 2. Bioquímica. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Organizador)...

Livros
capa do ebook Avanços em química e bioquímica: teorias e práticas

Avanços em química e bioquímica: teorias e práticas

Publicado em 05 de agosto de 2024.


O e-book: “Avanços em química e bioquímica: teorias e práticas” é constituído por cinco capítulos de livros, a saber: i) ensino de química; ii) impacto de cigarros eletrônicos e do Rimegepant, respectivamente, na saúde cardiovascular e no tratamento da enxaqueca; iii) avaliação da qualidade do ibuprofeno em farmácia escola de Irecê/BA e; iv) utilização de modelos cinéticos e isotermas de adsorção para remediação ambiental de microplásticos.
O primeiro capítulo investigou uma estratégia de ensino-aprendizagem a partir da produção artesanal de sabão glicerinado, fundamentada na metodologia defendida pelo educador Attico Chassot. Os autores concluíram que a proposta pedagógica possibilitou aos estudantes um processo de ensino-aprendizagem em química, capaz de possibilitar uma melhor compreensão do mundo e a formação de um sujeito mais consciente/crítico/reflexivo.
O capítulo 2 apresentou a revisão da literatura que estabelece uma correlação entre o uso de cigarros eletrônicos (CEs) a problemas cardíacos de seus usuários. Os autores apontaram inúmeros estudos que comprovam a existência de substâncias tóxicas, bem como a necessidade de elaborar políticas públicas mais eficazes, a fim de promover uma maior conscientização e um bem estar público. O terceiro capítulo abordou uma revisão bibliográfica correlacionado a enxaqueca com o uso de Rimegepant, sendo que o medicamento apresenta evidências cientificas para ser utilizado no tratamento dos sintomas da doença neurológica crônica, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
O quarto capítulo avaliou a qualidade do medicamento ibuprofeno comercializado na forma de comprimidos e cápsulas em uma farmácia-escola na cidade de Irecê/BA. Os resultados apontaram que todas as amostras se encontram dentro das especificações dos testes físico-químicos, possuindo boa liberação/biodisponibilidade do fármaco no organismo. Entretanto, o teste de doseamento para cápsulas ficou abaixo do especificado, podendo estar associado ao preparo de amostras realizado. 
Por fim, o capítulo 5 realizou uma análise bibliométrica em relação ao mau gerenciamento de resíduos plásticos que originam os microplásticos. O estudo apontou que nos últimos dez anos, houve um aumento significativo de publicações, em especial, pelos Estados Unidos e a China. Para os autores, a elevação de publicações cientificas é o reflexo de uma maior conscientização global em relação aos microplásticos. Além disso, diferentes modelos matemáticos de cinética e isotermas de adsorção vêm sendo utilizados, tais como os modelos de Langmuir e Freundlich para o desenvolvimento de novas estratégias eficazes que resultem na melhoria dos processos de gestão e remediação ambiental.
Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países, a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua

Ler mais
Fale conosco Whatsapp