Arte contemporânea e identidade cultural: reflexões e perspectivas 3
Publicado em 09 de maio de 2024.
Caros leitores, é com grande entusiasmo que lhes apresento a coletânea ‘Arte Contemporânea e Identidade Cultural: Reflexões e Perspectivas 3’. Esta obra reúne uma variedade de contribuições acadêmicas e reflexões sobre temas relevantes para o entendimento da intersecção entre arte, cultura e identidade em nosso contexto contemporâneo.
Iniciamos nossa jornada com o texto intitulado ‘Produção audiovisual de caminhos culturais do entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Salvador: vivência e formação”. Este capítulo traz uma reflexão profunda sobre o processo de formação através da vivência de uma bolsista durante a realização de um projeto de extensão de produção audiovisual. Assim, as discussões nos conduzem por uma viagem pelas atividades e experiências culturais das comunidades do Barbalho, Lapinha e Santo Antônio Além do Carmo, na cidade de Salvador - BA. Ao ancorar-se em bases teóricas-empíricas da etnopesquisa crítica multirreferencial, o artigo nos convida a explorar o papel da arte, cultura e educação na formação individual e coletiva.
Em seguida, o capítulo intitulado ‘Estudo e identificação de vestuário de cunho não natural (não-tecidos) de uma réplica do estilista André Courrèges 1960: têxteis, museus e patrimônio, nos faz mergulhamos em uma pesquisa dedicada à identificação e preservação do patrimônio têxtil através de uma réplica do estilista André Courrèges dos anos de 1960, cujas peças são feitas de materiais plásticos. Este estudo, que combina abordagens teóricas e práticas, nos conduz por uma análise minuciosa dos materiais têxteis não-destrutivos, destacando a importância da preservação histórica e sua relação com a sustentabilidade.
Prosseguimos nossa jornada, o texto ‘Conservação e preservação de acessórios feitos a partir de plásticos e diferentes materiais: estudo da moda e estilistas dos anos de 1960’ traz um diálogo sobre à conservação e preservação de acessórios feitos a partir de plásticos e outros materiais, com foco no contexto histórico da década de 1960. Este estudo, que combina métodos teóricos e práticos, nos convida a refletir sobre o legado dos estilistas Andrè Courreges e Paco Rabanne, bem como a importância da preservação do patrimônio têxtil brasileiro.
‘Pontes entre teoria e prática: reflexões do programa PIBID na formação de professores’, é o nosso quarto capítulo. O artigo traz uma reflexão sobre as contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial dos professores. O texto nos convida a explorar a importância da integração entre teoria e prática na formação dos futuros educadores, destacando o papel transformador do programa no cenário educacional.
O texto ‘A construção do boletim de ocorrência sob a perspectiva da filosofia da linguagem: a questão da subjetividade’ que traz uma reflexão sobre a relevância da linguagem na construção dos sentidos expressos no inquérito policial. Este capítulo nos convida a explorar as relações entre linguagem, discurso e construção de sentidos, destacando a importância das análises linguísticas no contexto jurídico.
Encerramos nossa edição com o texto intitulado “Teatro musical na educação: do processo criativo ao palco” trata do percurso da criação, desenvolvimento e produção de um Teatro Musical no ensino básico. Pesquisa que deu origem ao Teatro Musical Kimera, baseado nas narrativas do jogo-simulador Kimera – Cidades Imaginárias, criado e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
Em tese, a coletânea ‘Arte Contemporânea e Identidade Cultural: Reflexões e Perspectivas 3’ oferece uma rica variedade de contribuições acadêmicas que nos convidam a refletir sobre temas fundamentais para o entendimento da cultura e identidade em nossa sociedade contemporânea. Espero que a obra inspire novas reflexões e contribua para o avanço do conhecimento em nossas áreas de estudo.
Fabiano Eloy Atílio Batista
Arte contemporânea e identidade cultural: reflexões e perspectivas 3
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.911240905
-
ISBN: 978-65-258-2391-1
-
Palavras-chave: 1. Arte - Séc. XXI. 2. Cultura. I. Batista, Fabiano Eloy Atílio (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 85
- Acácia Angélica Monteiro
- ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO
- CELSO FERRAREZI JUNIOR
- João Vítor Rebelatti
- Jordana Franco Siscato
- JÚLIA VITÓRIA SANTOS DE SOUSA
- Kamilly Stecinski
- Marcia Regina Paiva
- Maria Lucileide Mota Lima
- Ronaldo Salvador Vasques
- SERGIO NUNES DE JESUS
- Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos
- Solange Maria de Souza Moura
Artigos
- CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACESSÓRIOS FEITOS A PARTIR DE PLÁSTICOS E DIFERENTES MATERIAIS: ESTUDO DA MODA E ESTILISTAS DOS ANOS DE 1960
- ESTUDO E IDENTIFICAÇÃO DE VESTUÁRIO DE CUNHO NÃO NATURAL (NÃO-TECIDOS) DE UMA RÉPLICA DO ESTILISTA ANDRÉ COURRÈGES 1960: TÊXTEIS, MUSEUS E PATRIMÔNIO
- PONTES ENTRE TEORIA E PRÁTICA: REFLEXÕES DO PROGRAMA PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- A CONSTRUÇÃO DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM: A QUESTÃO DA SUBJETIVIDADE
- TEATRO MUSICAL NA EDUCAÇÃO: DO PROCESSO CRIATIVO AO PALCO
- PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE CAMINHOS CULTURAIS DO ENTORNO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BAHIA(IFBA) CAMPUS SALVADOR: VIVÊNCIA E FORMAÇÃO