Aplicações da Linguagem R em Análises de Vegetação
Os diferentes tipos de vegetação ao redor do globo, principalmente as florestas tropicais, se destacam por fornecer importantes bens e serviços ecossistêmicos para a humanidade como, por exemplo, regulação climática, provisão de alimentos e diversas fontes de energia. Contudo, as crescentes e rápidas mudanças no meio ambiente causadas por sua intensa exploração no século 21 têm promovido reduções drásticas de importantes vegetações distribuídas em distintos Biomas. O Brasil como um país de dimensão continental e rico em recursos vem atravessando profundas transformações em seus Biomas, o que é destacadamente devido aos usos intensos da terra sem técnicas adequadas de manejo para a sua exploração.
Diante desse panorama de significativas transformações do meio natural, se faz necessário e urgente o estudo de diferentes tipos de comunidades vegetais e ecossistêmicas para definir estratégias de manejo e conservação, assim como pesquisas que visem a otimização de produções agrícolas de forma sustentável. A união de compreensão ecológica precisa e adequadas técnicas de manejo permitem uma exploração sustentável a longo-prazo dos recursos vegetais, assegurando manutenção de diversidade e provisões para o futuro.
A execução de estudos robustos para alcançar essa interface entre conservação e exploração demanda o uso de eficientes ferramentas analíticas. Dentre essas ferramentas, as linguagens de programação têm se sido importantes aliadas para obtenções de predições e resultados estatísticos confiáveis e informativos. A linguagem contida no software R é a mais amplamente utilizada para processamento de dados e análises de vegetação. O R engloba diversos pacotes importantes para análises de dados de plantas em diversos contextos ecológicos e agrários. Com seus diversos pacotes, o R permite a busca mais apurada pela compreensão de padrões e processos ecológicos, avaliação de impactos antrópicos sobre vegetação, monitoramentos e previsões de condições do solo para plantios e predições de efeitos de mudanças climáticas em florestas. Essa gama de possibilidades analíticas amplifica o acerto em tomadas de decisão com relação ao uso dos nossos recursos naturais de forma geral.
Este livro tem como objetivo trazer uma compilação de algumas potencialidades do software R para análise de vegetação, contribuindo para o aumento da capacidade técnica de diversos profissionais das áreas de Ciências da Terra ou Naturais no uso dessa poderosa ferramenta analítica. Para tal, os capítulos aqui presentes discorrem de forma aplicada sob temas em contextos ecológicos e agrários. Todos os capítulos possuem links de compartilhamento livre de dados e scripts com códigos para execução das análises que eles abordam no R. Assim, desejamos que o conteúdo aqui presente auxilie você leitor (a) em sua tarefa analítica, amplificando a obtenção de resultados informativos e potenciais de aplicação prática.
Écio Souza Diniz
(Organizador)
Aplicações da Linguagem R em Análises de Vegetação
-
DOI: 10.22533/at.ed.355200903
-
ISBN: 978-65-86002-35-5
-
Palavras-chave: 1. Desenvolvimento sustentável. 2. R (Linguagem de programação de computador). 3. Recursos vegetais – Manejo. I.Diniz, Écio Souza. II. Villa, Pedro Manuel.
-
Ano: 2020
- Alessandro Firmiano de Jesus
- Alice Cristina Rodrigues
- Andreza Viana Neri
- Antonio J. Pérez-Sánchez
- Ariovaldo Machado Fonseca Junior
- Camila Santos da Silva
- Carlos eduardo cardoso
- Carlos Ernesto G. R. Schaefer
- César de Oliveira Ferreira Silva
- Cristiane Figueira da Silva
- Daniel Costa de Carvalho
- Daniela Schmitz
- Deomar Plácido da Costa
- Deyvid Diego Carvalho Maranhão
- Écio Souza Diniz
- Emanuel José Gomes de Araújo
- Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
- Gustavo Amorim Santos
- Gustavo Heringer
- Herval Junior Pinto
- Israel Oliveira Ramalho
- Jan Thiele
- João Paulo Martins dos Santos
- Jorge Lepikson Neto
- JUNIA MARIA LOUSADA
- Júnia Maria Lousada
- Lucas Miguel de Carvalho
- Luciana Souto Mofatto
- Luís Guilherme Furlan de Abreu
- Marcelo Falsarella Carazzolle
- Marcio Rocha Francelino
- Marcos Gervasio Pereira
- Maria Carolina de Barros Grassi
- Mariana Teixeira Rebouças
- Mauricio Evandro Eloy
- Nicholas Vinícius Silva
- Pedro Henrique Ferri
- Pedro Henrique Jandreice Magnoni
- Pedro Manuel Villa
- Rafael Coll Delgado
- Sebastião Venâncio Martins
- Sheila Tiemi Nagamatsu
- Shirlei Almeida Assunção
- Suzana da Costa Santos
Artigos
- AVALIAÇÃO DE GRADIENTE PEDOAMBIENTAL USANDO ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS (PCA) NA ANTÁRTICA MARÍTIMA
- EFFECTS OF SPATIAL SCALE ON PEQUI ENTOMOFAUNA
- MODELAGEM ESPACIALIZADA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL EM ÁREA DE REFLORESTAMENTO POR MEIO DO PACOTE AGRIWATER EM AMBIENTE R
- SPATIAL RELATIONSHIP BETWEEN SOIL AND PHYTOSOCIOLOGICAL INDICATORS OF ECOLOGICAL RESTORATION IN AN ATLANTIC FOREST SITE
- Modelagem de crescimento de cana-de-açúcar e cana energia sob o estímulo de regulador de crescimento
- ANÁLISE DE DADOS DE DESMATAMENTO COM R: VISUALIZAÇÃO INTERATIVA COM SHINY
- Pipeline de Expressão diferencial em R aplicado à Arabidopsis thaliana
- Influência da suplementação por flavonoide no crescimento de clones comerciais de E. urophylla e E. Urograndis
- IMPACTO DO FOGO NO BANCO DE SEMENTES DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL ALTOMONTANA NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG.
- PHYTOSOCIOLOGY IN R: A ROUTINE TO ESTIMATE PHYTOSOCIOLOGICAL PARAMETERS
- RAREFACTION AND EXTRAPOLATION OF SPECIES DIVERSITY DURING NEOTROPICAL FOREST SUCCESSION: AN R ROUTINE USING INEXT PACKAGE
- Distribuição espacial de fatores ambientais e atributos florestais usando rotinas práticas no R
- BIOVEG – A PROTOCOL TO LEARN AND TEACH STATISTICS IN R USING VEGETATION DATA