A Diversidade e as Questões Políticas, Históricas e Culturais
A obra “Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho”, publicada pela Atena Editora, compreende um conjunto de quatro capítulos que abordam temáticas inerentes ao campo da administração, com foco na gestão de pessoas e nas relações de trabalho, promovendo o diálogo e o debate sobre práticas, estratégias e métodos relacionados a esta área de conhecimento. Compreende-se que o fator humano tem se apresentado como um elemento fundamental para o sucesso das organizações, fazendo com que gestores e especialistas passassem a repensar as práticas de gestão de pessoas. Além disso, com o avanço dos modelos organizacionais e com as novas configurações do mercado, as relações de trabalho passaram por uma série de mudanças, que demandam reflexões e análises a fim de que possam ser compreendidas em sua amplitude.
Dessa forma, esta obra é dedicada àqueles que desejam ampliar seus conhecimentos e percepções sobre gestão de pessoas e relações de trabalho, por meio de um arcabouço teórico especializado. Ainda, ressalta-se que este livro agrega à área da administração à medida em que reúne um material rico e diversificado, que proporciona a ampliação do debate sobre o tema e conduz gestores, profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores à reflexão sobre como se configuram a gestão de pessoas e as relações de trabalho. A seguir, apresento os estudos que compõem os capítulos deste volume.
O primeiro capítulo tem como título “Significado do Trabalho para Docentes-Gestores: o caso dos coordenadores de curso de uma universidade federal” e é de autoria de Isabella Franco Araújo Ferreira, Débora Dias Resende e Adriana Ventola Marra. Nele, as autoras buscaram compreender o significado do trabalho para os docentes que atuam na função de coordenadores de curso de graduação de uma universidade federal.
O segundo capítulo é intitulado “Negociação e Gestão do Desempenho sob a Perspectiva Gerencial” e tem como autores Marcos Ferreira e Rayner Carvalho Pestana. Nesta pesquisa, os autores investigaram como os gestores executam o processo de gestão do desempenho em organizações públicas e privadas.
O terceiro capítulo, intitulado “A-Cerca da Mulher na Música Popular Brasileira: Permanências? Descontinuidades?”, é de autoria de Anderson de Souza Sant’Anna e Daniela Martins Diniz. De acordo com os autores, trata-se de um artigo que utiliza de achados de estudo de casos sobre a representação da mulher na música popular brasileira para explorar o papel relacional engendrado por compositores, intérpretes e veículos de difusão na transição da 1ª para a 2ª ondas do movimento feminista, no Brasil.
O quarto capítulo tem como título “Meditação: impactos positivos no clima organizacional segundo a percepção dos praticantes”. De autoria de Michely Nascimento e Daniela Martins Diniz, o estudo investigou como os praticantes habituais de prática meditativa percebem o impacto da prática nas suas relações interpessoais e no clima das equipes que os mesmos pertencem.
Assim, agradecemos aos autores pelo empenho e dedicação que possibilitaram a construção dessa obra de excelência, e esperamos que este livro possa contribuir para a discussão e consolidação de temas relevantes para a área de gestão de pessoas e relações de trabalho, levando profissionais, pesquisadores, docentes, gestores, analistas, técnicos, consultores e estudantes à reflexão sobre os assuntos aqui abordados.
Clayton Robson Moreira da Silva
A Diversidade e as Questões Políticas, Históricas e Culturais
-
DOI: 10.22533/at.ed.690202003
-
ISBN: 978-65-86002-69-
-
Palavras-chave: 1. Administração de pessoal. 2. Relações trabalhistas. I. Silva, Clayton Robson Moreira da.
-
Ano: 2020
- Adriana Nolibos Baccin
- Aline Claudino de Castro
- Ana Alayde Werba Saldanha
- BEATRIZ SOUZA DE ARAUJO
- Bruna Araújo de Melo Ferreira
- Bruno Henrique Martins de Almeida
- Carla Rezende Gomes
- Celestino José Mendes Galvão Neto
- Dalila Rodrigues Barros
- Débora Felício Faria
- Dhiego Felipe Pereira Monteiro
- Eldilene da Silva Barbosa
- Fernanda Mota Pereira
- Gilberto Emanoel Reis Vogado
- Gustavo Nogueira Dias NOGUEIRA DIAS
- Ialy Virgínia de Melo Baía
- Jonas Modesto de Abreu
- Juliana Rodrigues de Albuquerque
- Juliana Silva Chagas
- Karlene da Silva Andrade
- Leonardo Aires de Castro
- Lucy Patricia da Silva de Farias
- Natália Yukari Mano
- Severino Barbosa da Silva
- Wagner Davy Lucas Barreto
Artigos
- REPRESENTAÇÃO DE MINORIAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS NA 56ª LEGISLATURA (2019-2022)
- PRODUÇÃO LEGISLATIVA FEMININA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS DA 55ª LEGISLATURA (2015-2018)
- Sexualidades e tramas narrativas, um mergulho com artista Leonilson
- MULHERES À MARGEM DA MATERNIDADE NA LITERATURA NEGRA
- Transvestigeneres Contra o Estado
- Resistência e Revolução: as mulheres na luta pelo direito à cidade em São Paulo
- Masculinidade hegemônica e violência de gênero: diálogos introdutórios entre Simmel e Teoria Queer
- GÊNERO E PRISÃO: OS IMPACTOS DO SISTEMA PRISIONAL SOBRE A DESIGUALDADE SOCIAL E INVISIBILIDADE DA MULHER ENCARCERADA NO ESTADO DE ALAGOAS
- A VIOLÊNCIA E SUAS DIFERENTES FORMAS
- MORRO DA CONCEIÇÃO: história de fé e cultura que se entrelaça no subúrbio da cidade
- CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS E SUA INFLUÊNCIA NOS RELACIONAMENTOS SORODIFERENTES PARA O HIV/AIDS
- GÊNERO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS MOTORISTAS BRASILEIROS.
- Salas de Recursos Multifuncionais das escolas mineiras: enfoques legais sobre as atribuições dos professores