ResearchGate por Atena Editora
Na atual era da informação, também chamada de era digital ou tecnológica, marcada pelo avanço exponencial dos microprocessadores, da fibra óptica, dos computadores pessoais e da internet, a informática e a rede mundial de computadores são praticamente onipresentes em nossas vidas, seja em celulares (ou melhor: smartphones, cuja propriedade de realizar ligações telefônicas talvez seja uma das menos relevantes entre suas diversas funções e utilidades), computadores de mesa, notebooks, smart TVs ou até nos automóveis. E diante desse cenário de comunicação expandida e trocas constantes de informações, as redes sociais são as meninas dos olhos, com inúmeros formatos e conteúdo para atrair os interesses dos mais variados perfis de usuários.
Com tanta diversidade de temas e propósitos apresentadas pelas redes sociais, não é de se admirar que existam opções voltadas especificamente a pesquisadores e cientistas, e entre as mais relevantes e importantes está o ResearchGate. A rede social – que atualmente é a que conta com maior número de usuários da área científica/acadêmica, com mais de 17 milhões de cadastrados – foi criada com o propósito de proporcionar a pesquisadores que compartilhem artigos e demais trabalhos acadêmicos e científicos, que façam e respondam perguntas públicas e procurem por colaboradores. É possível até mesmo que instituições científicas e acadêmicas ofertem oportunidades de emprego e busquem por profissionais qualificados.
Para tornar-se gratuitamente um usuário ativo do ResearchGate e publicar trabalhos (que podem ou não já ter passado por revisão por pares, ou seja, a plataforma também permite a publicação de preprints, o que agiliza bastante a exposição de pesquisas que ainda não foram “oficialmente” publicadas em periódicos ou apresentados em eventos acadêmicos), é necessário apenas possuir um e-mail institucional (por exemplo: [email protected], que um aluno ou professor recebe do departamento específico de sua universidade quando se torna oficialmente parte dela) de uma instituição reconhecida ou comprovar que é um pesquisador com trabalhos publicados.
Uma das interessantes ferramentas do site é um histórico de estatísticas em formato de gráfico que permite visualizar a quantidade de leituras, recomendações, citações e aparições em buscas que os trabalhos do autor-usuário receberam por período. Além disso, é possível seguir usuários, salvar trabalhos para leitura posterior e convidar colegas para que façam parte da rede social.
E você? Já tem um ID no Research Gate? Se não tem, bora lá fazer!
Se inscreva em nosso blog e visite-o regularmente!
O sucesso de sua publicação passa pela Atena Editora!
Profª Drª Antonella Carvalho de Oliveira
Editora Chefe da Atena Editora
? www.atenaeditora.com.br
? Rua Jacob Nadal, 57
? 42 3323 5493
? 42 99955 2866