Fator de Impacto Periódico Científico, você sabe o que é?
Como a jornada de um pesquisador não vem com manual de instruções, é comum que os pesquisadores iniciantes não conheçam todos os termos deste meio. Hoje, vamos falar um pouco sobre “Fator de Impacto Periódico Científico”, algo que vai te ajudar a publicar seus trabalhos sempre em lugares reconhecidos.
O Fator de Impacto nada mais é do que um indicador responsável por apontar, através de diversos cálculos, a relevância das publicações científicas, por meio do número de citações que ela recebe. Para que isso ocorra e possa ser registrado, a revista deve estar indexada em uma ou mais bases de dados e o resultado dos cálculos anexado ao International Scientific Indexing (ISI), uma das máximas referências em avaliações científicas.
É importante destacar que existem vários indicadores bibliométricos, ligados a diferentes bases de dados. No caso do Fator de Impacto, a revista deve estar indexada no ISI. Existem vários critérios para que a revista possa estar atrelada e seja avaliada, como a editora responsável pela publicação, a URL (de todos os periódicos onde ela estiver vinculada), título, presença de revisão por pares, ISSN, acesso amplo ao conteúdo e outros.
E se você quer saber o Fator de Impacto de uma revista, você tem algumas opções. A primeira é questionar a editora que você pretende trabalhar junto à publicação e a segunda é consultar na base de dados do International Scientific Indexing. Algumas universidades costumam liberar o acesso da versão paga do Capes Periódicos aos seus alunos por meio de login e senha, para que seja possível buscar. Procure a coordenação do seu curso para saber se existe essa possibilidade na sua instituição. Com este acesso você poderá procurar todas as avaliações já registradas.
Em caso de dúvidas, converse com a nossa equipe e saiba mais sobre o tema. Estamos dispostos a te orientar em todas as etapas da publicação científica. Afinal, somos a Casa do Autor. A maior editora de publicação científica do Brasil!