Ensaio Acadêmico: O que é e como elaborar
O ensaio acadêmico, também conhecido como ensaio científico, é um gênero textual formal e opinativo. No desenvolvimento deste tipo de texto, busca-se discutir sobre bibliografias publicadas por outros autores e opinar formalmente sobre as teorias apresentadas, com embasamento teórico de outros autores e publicações.
Ele deve, obrigatoriamente, apresentar relevância para a comunidade científica no aspecto teórico e acadêmico, contendo referências de qualidade e que façam sentido em meio às discussões. Para escrever um ensaio acadêmico, o autor deve estar disposto a expor suas ideias e opiniões e formalizar a sua conclusão a partir do referencial teórico utilizado.
A opinião emitida pode concordar ou problematizar as ideias apresentadas pelo autor escolhido, o ponto principal é manter um espírito crítico e original, independente da discordância ou não sobre o assunto abordado. É importante criar novas discussões e instigar novos posicionamentos, podendo assim, fomentar outros debates.
Neste ponto, você pode estar se perguntando o que difere um ensaio acadêmico de um artigo científico convencional. É verdade que ambos se assemelham em diversos pontos, mas uma das diferenças está no tamanho do trabalho, já que o ensaio precisa ser menor e mais objetivo. Estruturalmente ele é composto por título/tema, introdução, desenvolvimento/fundamentação, conclusão e referências bibliográficas.
Outra característica que difere o ensaio é que, mesmo apresentando embasamento teórico e formalidade, o texto é mais baseado em opiniões e vivências individuais, enquanto o artigo se propõe a comprovar dados obtidos por meio das metodologias científicas, sem apresentar a visão pessoal do autor.