Onde entra a revista científica na vida acadêmica do estudante?
Publicar a sua pesquisa em um periódico pode te dar uma bagagem, além de agregar conhecimento para a comunidade científica e gerar maiores oportunidades para a sua carreira.
A submissão de artigos para revistas científicas instiga o desenvolvimento das habilidades de escrita científica. Os estudantes aprendem a articular suas ideias de maneira clara, precisa e de acordo com as normas acadêmicas. Esse processo contribui não apenas para o avanço de suas pesquisas individuais, mas também para sua capacidade de comunicar os resultados.
Na hora de escolher uma boa revista é importante ter em mente qual é a temática abordada e se ela combina com o seu projeto. Avalie também o qualis capes da revista, indicador que classifica a produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, sendo eles periódicos, revistas, anais e livros científicos.
O método categoriza a qualidade de artigos stricto sensu e pesquisas científicas da seguinte maneira:
- A1 e A2: engloba periódicos de excelência internacional;
- B1 e B2: inclui periódicos de destaque no cenário nacional;
- B3, B4 e B5: considera periódicos com relevância intermediária;
- C: abrange periódicos de baixa relevância, geralmente considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.
Publicar seus trabalhos representa uma oportunidade valiosa para enriquecer seu currículo. Você pode fazer isso com a maior editora científica do Brasil, a Atena! A Atena Editora está em todo o mundo para possibilitar que a sua contribuição possa moldar o futuro e inspirar outros a seguir o mesmo caminho.
Vamos além, juntos, em busca do conhecimento que transforma o mundo! Publique com a gente!