O que é e como fazer um prefácio? - Atena Editora

Blog

O que é e como fazer um prefácio?

Livros
O que é e como fazer um prefácio?

O que é e como fazer um prefácio?

O prefácio é uma introdução escrita de maneira descontraída, ou seja, um texto que antecede a sua história. Ele ajudará na imersão e contextualização ao leitor. É importante entender que ele não é uma parte obrigatória nos livros, mas vai da escolha do autor. 

Esse é um momento íntimo, onde o leitor é convidado a entrar na mente do criador e entender as raízes da história que estão prestes a explorar.

Hoje trouxemos algumas dicas para você escrever um bom prefácio: 

Como explicamos anteriormente, essa é uma maneira de introduzir a obra. Por isso, você pode falar sobre seus objetivos e colocar informações da sua obra, mas com um toque especial, pense em mostrar como surgiram as ideias para criar a obra. É importante ter cuidado para não dar os famosos spoilers.

Seu principal objetivo com o prefácio é despertar o interesse do leitor em continuar sendo o seu livro, por isso, chame atenção. Seu prefácio precisa ser interessante, dinâmico e conter informações relevantes. 

Esse é um espaço que você pode soltar a criatividade para interagir com o leitor, então aproveite para contar sobre aquilo que te inspirou e quem sabe até mesmo os bastidores que te levaram a escrever a obra. O importante aqui é cativar o leitor e estabelecer uma conexão única. 

Normalmente o prefácio mostra a autenticidade do autor ao compartilhar suas motivações e anseios. Essa conexão prévia muitas vezes enriquece a experiência de leitura, proporcionando uma compreensão mais profunda da obra que se desdobra nas páginas seguintes.

O prefácio, muitas vezes, é um convite à imersão, à curiosidade e à antecipação do que está por vir. A Atena Editora pode te ajudar a refinar a sua obra e também publicá-la para ter mais visibilidade dentre os leitores. Publique com a gente! 
 

Compartilhe nas redes sociais
Fale conosco Whatsapp