LinkedIn: como posso aprender a utilizar?
Além de entretenimento, hoje as redes sociais são ótimos canais de mídia e divulgação. Ademais, podem ser ótimos meios para encontrar uma vaga de emprego ou oportunidade de negócio. Há algum tempo temos o LinkedIn, uma rede que já conta com mais de 400 milhões de usuários, se consagrando como a maior plataforma de disseminação de vagas e conteúdos profissionais do mundo.
Para aprender como utilizar esta rede, você precisa inicialmente criar um perfil. Neste perfil, você deve registrar dados pessoais, contatos, informações acadêmicas e outras qualificações que possam agregar. Outro ponto interessante da plataforma é que você pode acrescentar um breve resumo de sua trajetória, anexando links para publicações externas.
Pensando na montagem do perfil, algumas estratégias podem ser utilizadas para que você o valorize. Escolha uma foto formal, mas leva em consideração o seu meio, se a sua área pede algo um pouco mais despojado ou não. Escolha algo que valorize a sua identidade com seriedade, mas com cuidado para que não fique formal demais se você for um fotógrafo publicitário, por exemplo.
Com a sua conta pronta e organizada, é hora de começar a criar uma lista com as empresas e pessoas ligadas à sua área. Essa rede será essencial para você encontrar oportunidades de emprego e divulgar seu trabalho ao maior número possível de interessados. Outra forma de reforçar esse networking é por meio dos grupos/comunidades disponibilizados na plataforma, onde você pode interagir e fortalecer seus contatos.
Aos poucos você irá se familiarizar cada vez mais com a rede e começar a usar a função de recomendações, na qual é possível indicar e receber indicações de profissionais que já trabalharam em uma determinada empresa. O uso de palavras chave é muito importante nesse sentido para que os perfis sejam mais facilmente encontrados pelos interessados.
Para saber o que postar no seu próprio perfil, inspire-se em perfis mais consolidados, busque assuntos do momento que tenham a ver com a sua carreira e claro, divulgue seus principais trabalhos e eventos que venha a participar. Em todos, lembre-se do uso de hashtags para que o post atinja um número maior de pessoas.
Se você já tem um perfil ou vai criar o seu, lembre-se de seguir a Atena Editora. Nós também estamos por lá, trazendo sempre conteúdos interessantes aos pesquisadores. Queremos fazer parte da sua rede!