Erros para não cometer em sua metodologia! - Atena Editora

Blog

Erros para não cometer em sua metodologia!

Livros
Erros para não cometer em sua metodologia!

Erros para não cometer em sua metodologia!

A metodologia tem um papel crucial nos trabalhos científicos, porém, ocasionalmente, pode gerar confusão para alguns pesquisadores, que enfrentam dificuldades ao determinar o que utilizar e como aplicá-la. 

Para te ajudar a não cometer erros na escrita da sua metodologia, trouxemos alguns pontos para observar e ter cuidado. 

  • Não copie a metodologia de um trabalho sem saber o porquê

A metodologia é projetada para atender às necessidades e requisitos específicos de um estudo. Caso você simplesmente copie a metodologia de outro trabalho, pode ser que não atenda adequadamente aos requisitos da pesquisa e comprometa a validade dos resultados.

  • Utilizar termos metodológicos sem saber o que representam

Um dos principais problemas ao utilizar termos metodológicos sem compreensão adequada é a possibilidade de aplicação inadequada.

Outra consequência negativa de utilizar termos metodológicos sem compreensão é a falta de transparência e clareza na descrição da pesquisa. Quando os pesquisadores não entendem completamente os termos que estão utilizando, eles podem não ser capazes de explicar adequadamente os métodos empregados em seu estudo, dificultando a replicação e a avaliação da pesquisa 

  • Não saber explicar a sua metodologia e a escolha dela em uma apresentação 

Esse ponto pode passar a sensação de falta de transparência na apresentação do trabalho. É crucial que os pesquisadores estejam preparados para explicar sua metodologia de forma clara e convincente, garantindo a compreensão e a credibilidade do trabalho apresentado.


Tenha cuidado ao escrever a sua metodologia, converse e discuta esses pontos com o seu orientador para saber qual é o conceito que mais se adequa ao seu trabalho. Dessa forma, é possível melhorar significativamente a qualidade e a confiabilidade dos resultados de uma pesquisa. 
 

Compartilhe nas redes sociais
Fale conosco Whatsapp