Cresce número de representantes indígenas no Ensino Superior - Atena Editora

Blog

Cresce número de representantes indígenas no Ensino Superior

Livros
Cresce número de representantes indígenas no Ensino Superior

Cresce número de representantes indígenas no Ensino Superior

Na última semana, celebramos no Brasil o Dia da Luta dos Povos Indígenas, ainda registrado como “Dia do Índio”. Neste sentido, trazemos como tema do blog nesta semana, um panorama sobre a participação de indígenas no Ensino Superior. De acordo com último Censo de Educação Superior divulgado, o número de universitários que se autodeclararam indígenas cresceu significativamente. O número era de 7 mil em 2010 e subiu para 57.706 em 2018, última vez em que os dados foram divulgados. 

Segundo o Censo Populacional de 2010, 0,42% da população do Brasil, cerca de 817.963 indivíduos, declara-se indígena. O aumento dos indígenas nas Universidades se dá , principalmente, pelas políticas de cotas e de valorização identitária dos povos indígenas e quilombolas. A obrigatoriedade da adoção da Lei de Cotas foi estabelecida pelo Decreto Federal nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, que incluiu os indígenas no grupo B de cotistas, mas também há políticas variáveis em determinados estados ou instituições, que visam incentivar ainda mais a presença destes povos no Ensino Superior. .

Apesar disso, em alguns ambientes, cursos e congressos, a presença de indígenas ainda é baixa. As razões disso são os muitos obstáculos enfrentados pelos por eles, principalmente o preconceito por parte da sociedade. Outro ponto é a adaptação cultural e as baixas oportunidades de inserção. 

Por esta razão, além das cotas, devem ser pensadas políticas públicas que garantam a permanência dos indígenas no ensino superior, e ações que proporcionem a ocupação de lugares nas pós-graduações, mestrados, doutorados e na pesquisa científica. Deve-se debater o tema entre a população e buscar um ensino superior mais plural e igualitário, visando oportunidade para todos, incluindo os indígenas. 

Compartilhe nas redes sociais
Fale conosco Whatsapp