Como deixar a sua redação mais fluída e completa - Atena Editora

Blog

Como deixar a sua redação mais fluída e completa

Livros
Como deixar a sua redação mais fluída e completa

Como deixar a sua redação mais fluída e completa

Na língua portuguesa existem recursos que podem tornar o seu texto mais fluido e completo, seja ele uma redação acadêmica ou qualquer outro tipo de texto. Um desses recursos são os conectivos, que ajudam a dar volume de riqueza e tornar a sua escrita mais agradável para a leitura, além disso, também são importantes para fornecer uma comunicação ativa para a escrita. 

Qual é a definição de conectivos?

Os conectivos são aquelas palavras que têm a função de ligar dois elementos de uma frase, por esse motivo também podem ser chamadas de “palavras de ligação”. Com eles é possível ter um texto mais fluido. 

Eles podem ter variados tipos: advérbios, conjunções coordenativas ou subordinativas.

Muitas vezes, quando escrevemos, conectamos partes da frase usando outras palavras ou frases. Isso ajuda a tornar as ideias mais claras. Existem diferentes tipos de conexões que podemos usar, e elas são classificadas de acordo com a forma como as partes da frase estão relacionadas. Às vezes, a conexão entre duas partes da frase não é explicitamente mencionada, mas podemos entender isso observando a pontuação, como o uso de dois pontos ou a organização do texto em parágrafos. Essas pistas nos ajudam a compreender como as ideias estão ligadas umas às outras.

Conheça os principais tipos de conectivos e suas funções

  • Soma/ adição: São empregados para dar continuidade ou acrescentar algo ao que foi mencionado anteriormente no texto. Os mais utilizados são: E; Mais; Especialmente; Então; Além; Assim como; Também; Ademais.

  • Alternância: São utilizados para expressar ideias que se alternam ao longo da sentença. Os mais comuns são: Ou; Quer; Talvez; Já; Seja; Não/nem.

  • Contraposição:Quando uma ideia é apresentada no texto, porém torna-se necessário apresentar uma contraposição. São eles: Ainda que; Apesar de que; Porém; Entretanto; Embora; Mas; Mesmo quando. 

  • Comparação: Utilizada para estabelecer relações de semelhança ou diferença entre dois elementos, ideias, ações ou objetos em um texto. Você pode utilizar os seguintes conectivos: Bem como; Da mesma forma; Igualmente; Tal qual; Mais que; Do que; Menos que; Diferente que.

  • Explicação: Empregada para introduzir justificativas, esclarecimentos ou razões que visam aprofundar o entendimento de uma ideia ou informação no contexto de um texto. São eles: Em virtude de; Uma vez que; Já que; Assim; Pois; Por causa de; Por isso; Porquanto; Por conseguinte; De tal forma que; Porque; Que; Visto que.

  • Finalidade: Indica a intenção ou propósito de uma ação, evento, ideia ou estado apresentado em um texto. Esses conectivos são empregados para esclarecer o objetivo subjacente a determinada informação, fornecendo uma explicação sobre a razão pela qual algo está sendo feito ou dito.São eles:Ao propósito; Com a intenção de; A fim de; Com a finalidade de; Para que; Com o objetivo de

  • Exemplificação: Introduz exemplos que ilustram ou comprovam uma ideia ou argumento apresentado em um texto. Esses conectivos são empregados para fornecer evidências concretas, esclarecendo ou sustentando o conteúdo de forma mais tangível. Exemplos comuns são: Isto é; Só para ilustrar; Só para exemplificar; Aliás; Ou seja; Por exemplo; Em outras palavras; Quer dizer.

  • Conclusão: Um conectivo de conclusão introduz uma ideia que é resultado lógico do que foi apresentado anteriormente no texto. Esses conectivos sinalizam o encerramento de um raciocínio ou argumento, indicando que uma dedução ou inferência pode ser feita com base nas informações anteriores. Exemplos comuns de conectivos de exemplificação incluem: Conclui-se; Desse modo; Dessa forma; Diante disso; Diante do exposto; Em síntese.

Como utilizar conectivos em seus textos

Os conectivos deixam o seu texto com uma leitura mais simples e ajudam para a construção de uma escrita estruturada e coerente, mas é preciso utilizá-los da maneira correta. 

Fique atento durante a construção do seu texto para não exagerar na utilização dos conectivos. É recomendado, em média, uma a cada 3 ou 4 frases. A sua repetição pode deixar a leitura mais cansativa. A escolha dos conectivos deve ser para apoiar as suas palavras, por isso, os utilize com cuidado para que haja coerência e equilíbrio na redação. 

Ficou claro o uso dos conectivos? No blog da Atena Editora você pode encontrar muito mais dicas como essa para melhorar cada vez mais os seus textos e estudos. Continue nos acompanhando. 

Compartilhe nas redes sociais
Fale conosco Whatsapp