Acesso aberto a informações sobre Covid-19
Recentemente tratamos aqui do acesso aberto a pesquisas científicas, que é o compartilhamento colaborativo e gratuito do conhecimento científico. E diante da pandemia global do Covid-19, essa prática se torna ainda mais necessária para que a ciência encontre meios de erradicar o vírus.
De acordo com a Capes,[1] “Durante o período de pandemia do COVID-19, editores internacionais liberaram conteúdo gratuito para apoiar o trabalho de pesquisadores”, que estão disponíveis pelo Portal de Periódicos Capes.
Dentre esses editores, estão a Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), a British Medical Journals (BMJ), a Annual Reviews, a Oxford University Press (OUP), as editoras Emerald, Elsevier, Ovid Technologies e Wiley, além de coleções especiais elaboradas em parceria com a Biblioteca Cochrane.
A Biblioteca Setorial ICBS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também disponibiliza um repositório com fontes de informações provenientes da Fiocruz, da Bireme e de organismos internacionais, assim como o Diretório de Fontes de Informação Científica de Livre Acesso sobre o Coronavírus, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Esses são alguns canais onde é possível encontrar farto material para sua pesquisa.
Em agosto lançaremos o livro “COVID-19 no Brasil: Os Múltiplos Olhares da Ciência para Compreensão e Formas de Enfrentamento” sob a orientação do professor pós doutor em saúde, Luís Paulo Souza e Souza.
Fique de olho e compartilhe!
Profa Dra Antonella Carvalho de Oliveira
Editora Chefe da Atena Editora
[1] Disponível em: <https://www.capes.gov.br/36-noticias/10224-covid-19-editores-internacionais-liberam-acesso-gratuito>. Acesso em: 16 abr. 2020.