Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook UTILIZAÇÃO DO 5S NO SETOR DE MONTAGEM PARA REDUÇÃO E CONTROLE DE SCRAPS EM UMA INDÚSTRIA DE ELETRÕNICOS EM MANAUS-AM

UTILIZAÇÃO DO 5S NO SETOR DE MONTAGEM PARA REDUÇÃO E CONTROLE DE SCRAPS EM UMA INDÚSTRIA DE ELETRÕNICOS EM MANAUS-AM

O setor de montagem além da necessidade de manter um controle qualificado de operários com baixa rotatividade, necessita da integração da metodologia 5S para organização, identificação e destinação dos scraps por meio da criação de políticas de controle e para reduzir os desperdícios, o ideal é realizar a introdução desta metodologia, para conduzir a padronização do ambiente de trabalho. A filosofia 5’s mostra que em uma organização limpa e arrumada, os seus funcionários não desperdiçam tempo em atividades que não geram valores. A metodologia 5s envolve três aspectos básicos: aspectos físicos (layout), aspectos intelectuais (cumprimento das atividades) e os aspectos sociais (relações). E a rotatividade de profissionais nas práticas de trabalhos em grande escala de produção, prejudica a comunicação, principalmente nas atividades divididas em turno. Assim, o objetivo desse levantamento busca padronizar a integração de operários no setor de montagem, como também o 5S para redução e controle de scraps em uma indústria de eletrônicos em Manaus-AM, a partir da identificação da rotina dos processos de montagem e análise do atual índice de scraps, bem como descrever a integração e padronização de operários no setor de montagem para manter a baixa rotatividade e maior produtividade, utilizando a metodologia 5S para organização, versando sobre a destinação dos scraps por meio da criação de políticas de controle e qualidade A introdução do 5S deu início com o senso de utilização, motivando os colaboradores a separar o que é útil e o que não é de seus cômodos, seguindo a sequência dos demais sentidos, buscando a melhoria contínua. É importante ressaltar que, a introdução da metodologia 5S associada a padronização dos processos trouxeram além de resultados financeiros, o estabelecimento de um bom clima organizacional, onde os colaboradores demonstram por meio de seus atos, um maior comprometimento e satisfação em se dedicar para a companhia. 

Ler mais

UTILIZAÇÃO DO 5S NO SETOR DE MONTAGEM PARA REDUÇÃO E CONTROLE DE SCRAPS EM UMA INDÚSTRIA DE ELETRÕNICOS EM MANAUS-AM

  • DOI: 10.22533/at.ed.50821131048

  • Palavras-chave: Custos, Melhoria, Organização, Padronização.

  • Keywords: Costs, Improvement, Organization, Standardization.

  • Abstract:

    The assembly sector besides the need to maintain a qualified control of workers with low turnover, needs the integration of the 5S methodology for organization, identification and destination of scraps through the creation of control policies and to reduce waste, the ideal is to perform the introduction of this methodology, to conduct the standardization of the work environment. The 5's philosophy shows that in a clean and tidy organization, its employees do not waste time in activities that do not generate value. The 5s methodology involves three basic aspects: physical aspects (layout), intellectual aspects (fulfillment of activities), and social aspects (relationships). And the turnover of professionals in large-scale production practices hampers communication, especially in activities divided into shifts. Thus, the objective of this survey seeks to standardize the integration of workers in the assembly sector, as well as the 5S for reduction and control of scraps in an electronics industry in Manaus-AM, from the identification of the routine assembly processes and analysis of the current rate of scraps, as well as describe the integration and standardization of workers in the assembly sector to maintain low turnover and higher productivity, The introduction of 5S started with the sense of use, motivating employees to separate what is useful from what is not in their rooms, following the sequence of the other senses, seeking continuous improvement. It is important to emphasize that the introduction of the 5S methodology associated with the standardization of processes brought not only financial results, but also the establishment of a good organizational climate, where employees demonstrate through their actions, a greater commitment and satisfaction in dedicating themselves to the company. 

  • Número de páginas: 5

  • Fabiana Rocha Pinto
  • Yanka Ramos Nascimento
Fale conosco Whatsapp