TABAGISMO: IMPACTO DA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA QUALIDADE DE VIDA DE FUMANTES, NO ÂMBITO DA SAÚDE DA FAMÍLIA DE BÚZIOS.
O tabagismo é uma doença que pode afetar a Qualidade de Vida da pessoa. Entretanto é notório que deixar de fumar é um processo de grande complexidade. Partindo da articulação da educação e da saúde, esta pesquisa visa compreender em que medida as atividades de Educação em Saúde dos Grupos de Controle do Tabagismo, utilizando a abordagem cognitivo-comportamental, contribuem para que seus integrantes alcancem melhores indicadores nas dimensões da Qualidade de Vida, na ausência de farmacoterapia específica. A pesquisa proposta é de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, longitudinal, buscando uma relação de causa e efeito, através de um estudo quasi-experimental. O desenho metodológico consistirá em uma abordagem quantitativa, com a utilização do Questionário de Qualidade de Vida SF-36 e do questionário para avaliação da dependência da nicotina (Questionário de Tolerância de Fagerström), além do cálculo da carga tabágica. Os participantes serão alocados de acordo com o uso ou não da farmacoterapia específica. A pesquisa será complementada por uma abordagem qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os questionários serão analisados com base nos dados estatísticos encontrados e as entrevistas serão submetidas à análise de conteúdo. Almeja-se evidenciar, que a abordagem cognitivo-comportamental, pode impactar positivamente a Qualidade de Vida dos integrantes dos grupos educativos, mesmo na ausência de farmacoterapia específica, podendo ser um fator de incentivo para a cessação do tabagismo.
TABAGISMO: IMPACTO DA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA QUALIDADE DE VIDA DE FUMANTES, NO ÂMBITO DA SAÚDE DA FAMÍLIA DE BÚZIOS.
-
DOI: 10.22533/at.ed.8222025117
-
Palavras-chave: Tabagismo; Qualidade de Vida; Grupo de Controle do Tabagismo; Abordagem cognitivo-comportamental; Saúde da Família.
-
Keywords: Health Education; Quality of Life; Tobacco Control Group; Cognitive-behavioral Approach; Family Health.
-
Abstract:
Smoking is a disease that can affect a person's Quality of Life. However, it is notorious that quitting smoking is a very complex process. Starting from the articulation of education and health, this research aims to understand to what extent the Health Education activities, developed by the Tobacco Control Groups, using the cognitive-behavioral approach, contribute for their members to reach better indicators in the dimensions of Quality of Life, in the absence of specific pharmacotherapy. The proposed research is a qualitative and quantitative, longitudinal approach study, looking for a cause and effect relationship, through a quasi-experimental study. The methodological design will consist of a quantitative approach, using the SF-36 Quality of Life Questionnaire and the questionnaire for assessing nicotine dependence (Fagerström Tolerance Questionnaire), in addition to the calculation of smoking load. Participants will be allocated according to whether or not to use the specific pharmacotherapy. The research will be complemented by a qualitative approach, with the application of semi-structured interviews. The questionnaires will be analyzed based on the statistical data found and the interviews will be submitted to content analysis. The aim is to evidence that the cognitive-behavioral approach can have a positive impact on the Quality of Life of members of educational groups, even in the absence of specific pharmacotherapy, may be an incentive factor for smoking cessation.
-
Número de páginas: 9
- Sandra Maria de Oliveira Marques Gonçalves Queiroz
- HELENA BARRETO ARUEIRA