PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDA AUDITIVA EM ESCOLARES
Na escola o ruído se faz presente, interferindo no processo de ensino e aprendizagem, trazendo prejuízos à saúde tanto dos educadores quanto dos educandos. Interfere na comunicação, compreensão, aquisição da leitura e irritabilidade. Neste sentido, os fonoaudiólogos podem fortalecer a promoção da saúde junto à equipe pedagógica, minimizando os malefícios do ruído na escola.
Diante destas considerações, e na necessidade de promover a promoção de saúde, em consonância com o Programa Saúde na Escola (PSE), foi realizado em uma escola pública da cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, o Programa Dangerous Decibels® em 72 estudantes do ensino fundamental II. Esta ação foi realizada em três etapas. A Etapa 1 mensurou o nível de pressão sonora das salas de aula e pátio da escola; a Etapa 2 identificou a percepção dos professores e alunos sobre a interferência do ruído nas atividades escolares e em sua saúde; na Etapa 3 foi aplicado o Programa Dangerous Decibels®.
Este estudo demonstrou a importância na abordagem da promoção da saúde nesta população. As medidas integrativas apresentadas pelo Dangerous Decibels®, são fundamentais para educandos e educadores sobre possíveis medidas que possam ser tomadas dentro do ambiente escolar, para minimizar a interferência do ruído na aprendizagem.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDA AUDITIVA EM ESCOLARES
-
DOI: 10.22533/at.ed.5222113103
-
Palavras-chave: audição, escolares, ruído, poluição sonora, educação em saúde
-
Keywords: ---
-
Abstract:
---
-
Número de páginas: 13
- Andréa Cintra Lopes
- Amanda Bozza
- Carolina Luiz Ferreira da Silva
- Gabriela Diniz
- Denise Maria Vaz Romano França