OS DESAFIOS PARA A ESCOLHA DA INSTRUMENTAÇÃO NA ÁREA DE RADIOLOGIA
Para cada modalidade diagnóstica, existem simuladores específicos para a realização de testes de controle de qualidade. Esses objetos simuladores mimetizam os parâmetros de resolução, contraste e ruído. A escolha do simulador irá depender do tipo de aquisição de imagens, do sistema de detecção e do algoritmo de processamento.
Para a seleção do simulador de imagens, é necessário que as características das imagens sejam diferenciadas. Por exemplo, a habilidade de um sistema em distinguir dois objetos como elementos distintos é referida como resolução espacial. Esse parâmetro descreve o nível de detalhes que podemos visualizar na imagem.
Para a simulação da resolução, utilizamos padrões com diferentes geometrias, tais como barras, estrelas, fendas ou pinhole (figura 1). Por exemplo, a ferramenta de barras utiliza pares de linhas, com espaçamentos decrescentes. Quanto maior for o número de linhas visualizadas na imagem de simulação, maior será o valor da resolução espacial. Se conseguirmos diferenciar uma linha de 1 mm, com espaçamento de 1 mm, teremos uma distância de 2 mm, ou seja, 0,5 pares de linha/mm.
OS DESAFIOS PARA A ESCOLHA DA INSTRUMENTAÇÃO NA ÁREA DE RADIOLOGIA
-
DOI: 10.22533/at.ed.42223120427
-
Palavras-chave: Atena Editora
-
Keywords: Atena Editora
-
Abstract:
Atena Editora
-
Número de páginas: 12
- Carlos Eduardo Almeida
- Renato Dimenstein
- Carlos Eduardo Veloso de Almeida