Organização e mediação da informação pública do Projeto Brasil 4D no Distrito Federal
A comunicação da informação por meio da TV digital interativa (TVDi) estrutura-se na relação entre emissores (produtores e transmissores de informação) e receptores, representada pelas audiências160.O desenvolvimento de um conteúdo para TV digital interativa demanda a articulação, desde a concepção do projeto, do conhecimento advindo de quatro áreas essenciais: conteúdo de serviço público e respectivo tratamento audiovisual, aplicação e design interativos, e a mediação e gestão da informação. Um depende do outro para que a mensagem seja acessível e a comunicação bidirecional eficaz (CASTRO, 2011). Ainda que muitas pessoas apresentem dificuldade para localizar e usar uma informação, o letramento informacional (HEPWORTH & WALTON, 2009;GASQUE, 2010) é uma ferramenta de empoderamento do cidadão, posto que desenvolve habilidades e competências, agrega conhecimento e capacita os cidadãos para o exercício pleno da cidadania.
Exemplo desse empoderamento foi o trabalho desenvolvido peloEmpresa Brasil de Comunicação (EBC) para aproximar a informação pública do cidadão de baixa renda. Os resultados da pesquisa do Banco Mundial (2013) sobre o Projeto-Piloto Brasil 4D, realizado na Paraíba, entre dezembro de 2012 e julho de 2013, apontaram para a possibilidade de alfabetização informacional também por meio da televisão pública aberta, acessível a diferentes camadas da população.
Organização e mediação da informação pública do Projeto Brasil 4D no Distrito Federal
-
DOI: 10.22533/at.ed.2602116015
-
Palavras-chave: TV digital, inclusão digital, comunicação pública
-
Keywords: Digital television, Public communication, inclusion
-
Abstract:
A comunicação da informação por meio da TV digital interativa (TVDi) estrutura-se na relação entre emissores (produtores e transmissores de informação) e receptores, representada pelas audiências160.O desenvolvimento de um conteúdo para TV digital interativa demanda a articulação, desde uma concepção do, do conhecimento advindo de quatro áreas essenciais : conteúdo de serviço público e respectivo tratamento audiovisual, aplicação e design interativos, e a mediação e gestão da informação. Um depende do outro para que uma mensagem seja acessível e uma comunicação bidirecional eficaz (CASTRO, 2011). Ainda que muitas pessoas apresentem dificuldade para localizar e usar uma informação, o letramento informacional (HEPWORTH & WALTON, 2009; GASQUE, 2010) é uma ferramenta de empoderamento do cidadão, posto que competências e competências, agrega conhecimento e capacidade dos cidadãos para o exercício pleno da cidadania. Exemplo desse empoderamento foi o trabalho desenvolvido peloEmpresa Brasil de Comunicação (EBC) para aproximar a informação pública do cidadão de baixa renda. Os resultados da pesquisa do Banco Mundial (2013) sobre o Projeto-Piloto Brasil 4D, realizado na Paraíba, entre dezembro de 2012 e julho de 2013, apontaram para a possibilidade de alfabetização informacional também por meio da televisão pública aberta, acessível a diferentes camadas da população.
-
Número de páginas: 15
- Cristiana Freitas Gonçalves de Araujo