O USO DO LÚDICO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE MEDICINA EM ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA-PARANÁ
A educação em saúde, é uma habilidade esperada do profissional médico com forma de atender as demandas do paciente e da comunidade em que atua. Realizou-se educação em saúde, com base em metodologias ativas e uso lúdico, a fim de reforçar a importância dos hábitos de higiene pessoal para a prevenção de doenças e promoção da saúde. A atividade foi realizada com 60 alunos da educação infantil de uma escola de Curitiba-PR. Foi elaborada uma dinâmica, que consistia em um bingo, do qual os escolares identificavam na cartela objetos de higiene pessoal, que eram sacados de uma caixa. Ao identificar e registrar o objeto na cartela, os escolares eram indagados sobre a função, bem como a importância de seu uso. A atividade lúdica permitiu a participação intensa dos escolares, que se demonstraram desinibidos, visto que o momento de aprendizagem tornou-se descontraído e atrativo. Assim, a metodologia ativa empregada nessa atividade possibilitou a construção de vínculos entre acadêmicos de medicina e os escolares, estimulando-os ao uso de boas práticas de higiene. Com a experiência relatada foi possível compreender a relação entre saúde e a realidade do local realizado a atividade. Além da compreensão das Escolas como equipamentos de saúde.
O USO DO LÚDICO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE MEDICINA EM ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA-PARANÁ
-
DOI: 10.22533/at.ed.3632109045
-
Palavras-chave: Educação nas Escolas, Medicina Comunitária, Serviços de integração docente assistencial, Higiene pessoal.
-
Keywords: Education in Schools, Community medicine, Teaching-care integration services, Personal hygiene.
-
Abstract:
Health education is a skill expected of medical professionals in order to meet the demands of the patient and the community in which they operate. Health education was carried out, based on active methodologies and playful use, in order to reinforce the importance of personal hygiene habits for disease prevention and health promotion. The activity was performed with 60 preschool students from a school in Curitiba-PR. The dynamic elaborated consisted of a bingo, from which the students identified personal hygiene objects on the card, which were removed from a box. When identifying and registering the object on the card, students were asked about the function, as well as the importance of its use. The ludic activity allowed the intense participation of the students, who proved to be uninhibited, since the moment of learning became relaxed and captivating. Thus, the active methodology employed in this activity made it possible to build bonds between medical students and preschoolers, encouraging them to use good hygiene practices. Considering the experience described, it was possible to understand the relationship between health and the reality of the place where the activity took place, in addition to the understanding of Schools as health equipment.
-
Número de páginas: 7
- Adriana Cristina Franco
- Andressa Zilles
- Dandara Viudes Lima Caldas
- Patricia Kanae Yamashita