Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O USO DE REDES SOCIAIS COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM TEMPOS PANDÊMICOS: PROJETO SAÚDE E AMBIENTE EM AÇÃO

O USO DE REDES SOCIAIS COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM TEMPOS PANDÊMICOS: PROJETO SAÚDE E AMBIENTE EM AÇÃO

: O presente artigo aborda o conceito de promoção da saúde, bem como sua evolução ao longo da história, com ênfase na educação em saúde que é uma estratégia e um dos componentes básicos da promoção da saúde. Atualmente, uma das formas de disseminação de informações são as redes sociais, que desempenham um importante papel na formação de opiniões e vem sendo cada vez mais utilizadas pela população para as mais diversas finalidades. O cenário atual da pandemia pela Covid-19 corroborou para o aumento do uso de redes sociais, em especial o instagram, que se tornou uma ferramenta fomentadora de projetos de extensão universitários, como é o caso do projeto “Saúde e Ambiente em Ação”, desenvolvido por alunos e professores do Centro Universitário UNA de Betim-MG. Reconhecendo a importância da promoção da saúde, principalmente em tempos pandêmicos, e a grande influência que as redes sociais tem como meio de divulgação de educação em saúde, o presente estudo visou analisar a influência que as redes sociais tem como meio de promover a saúde, avaliando por meio de questionário estruturado, dados quantitativos e qualitativos sobre importantes aspectos do uso popular das redes sociais, bem como as impressões dos seguidores da página (@saudeambientemacao) do projeto de extensão, no qual este trabalho foi embasado. Diante dos resultados de 86  respostas ao questionário, inferiu-se que o Instagram do projeto de    extensão “Saúde e Ambiente em Ação” oferta recursos relevantes para a promoção da saúde corroborando com dados de outros trabalhos que mostram o crescente uso de redes sociais como meio de promoção da saúde.

Ler mais

O USO DE REDES SOCIAIS COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM TEMPOS PANDÊMICOS: PROJETO SAÚDE E AMBIENTE EM AÇÃO

  • DOI: 10.22533/at.ed.69421151211

  • Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde, Redes sociais, Instagram.

  • Keywords: health promotion, health education, social network, instagram

  • Abstract:

    This article addresses the concept of health promotion as well as its evolution throughout history with an emphasis on health education, which is a strategy and one of the basic components of health promotion. Currently, one of the ways of disseminating information is through to social media that play an important role in the opinion-forming and has been increasingly used by the population for the most diverse purposes. The current scenario of the COVID-19 pandemic has corroborated the increase in the use of social media, especially Instagram, which has become a tool that promotes university extension projects, such as the “Health and Environment in Action” project, developed by students and professors at Centro Universitário UNA Betim. Recognizing the importance of health promotion, especially in pandemic times, and the great influence that social media has as a way of disseminating health education, this study aimed to analyze the influence that social media have as a means of promoting health, evaluating through structured questionnaires, quantitative and qualitative data on important aspects of popular use of social media, as well as the impressions of the followers of the extension project's page (@saudeambientemacao), on which this work was based. Given the results of 86 questionnaire answers, it was inferred that the Instagram's profile of the extension project “Saúde e Ambiente em Ação” offers relevant resources for health promotion corroborating with data from other studies that show the growing use of social media as a process of health promotion.

  • Número de páginas: 15

  • Luiz Felipe dos Reis Neves
  • Marlon Estevan Marcelino Tinoco
  • Rafael Douglas Inácio
  • Letícia Mercêdes Gomes Correia Martins
Fale conosco Whatsapp