O processo de constituição de uma rede de cuidados em saúde mental em um município do interior de Pernambuco a partir da perspectiva de gestores de saúde.
A presente pesquisa teve como finalidade analisar o papel dos gestores de saúde no processo de implantação da Rede de Atenção Psicossocial- RAPS no município de Pesqueira, PE. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido na RAPS do município mediante entrevistas semiestruturadas com profissionais que exercem ou exerceram funções de gestão direta ou indiretamente. Os principais resultados foram agrupados em 4 categorias analíticas: tratamento centrado no internamento, na medicação e no saber médico, práticas e estratégias de cuidado, configuração da rede de cuidados e modelo de gestão. Assim concluímos que a partir dos relatos analisados, percebemos que ainda existe a valorização de práticas institucionalizantes, a dificuldade no manejo à crise e ao acolhimento desses usuários nos pontos da rede, que a rede está desarticulada, e que a gestão segue um modelo vertical na tomada de decisões.
O processo de constituição de uma rede de cuidados em saúde mental em um município do interior de Pernambuco a partir da perspectiva de gestores de saúde.
-
DOI: 10.22533/at.ed.69020091213
-
Palavras-chave: Atenção à saúde, Cuidado, Gestor de Saúde, Saúde Mental.
-
Keywords: Care, Health Care (Public Health), Health manager, Mental Health.
-
Abstract:
This research aimed to analyze the role of health managers in the process of implementing the Psychosocial Care Network - RAPS in the city of Pesqueira, PE. This is a descriptive, exploratory study, with a qualitative approach, developed in the city's RAPS through semi-structured interviews with professionals who exercise or have exercised management functions directly or indirectly. The main results were grouped into 4 analytical categories: treatment centered on hospitalization, medication and medical knowledge, care practices and strategies, configuration of the care network and management model. Thus, we conclude that from the analyzed reports, we realize that there is still the valorization of institutionalizing practices, the difficulty in handling the crisis and the reception of these users in the network points, that the network is disjointed, and that the management follows a vertical model in decision-making.
-
Número de páginas: 6
- Valquíria Farias Bezerra Barbosa
- Ana Carla Silva Alexandre
- Silvana Cavalcanti dos Santos
- Rebeca Cavalcanti Leal
- Juliane da Silva Pereira