HIV EM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, PREVALÊNCIA E FATORES DE VULNERABILIDADE À INFECÇÃO
Objetivos: Verificar e analisar as informações sobre prevalência de HIV em pessoas em situação de rua, apontando os possíveis fatores de vulnerabilidade.
Métodos: Realizou-se uma revisão da literatura relativa ao agravo de HIV em pessoas em situação de rua entre os anos 2013 e 2023 nas bases da dados PubMed, Embase, Scielo e BVS, em abril de 2023.
Resultados: Entre 154 estudos encontrados, selecionaram-se 10 publicações segundo os critérios de elegibilidade. A marginalização e a desumanização sofridas pelas pessoas em situação de rua foram pontuadas na maioria dos estudos analisados. Além disso, no geral, a prevalência de HIV nas pessoas em situação de rua mostrou-se mais elevada se comparada à população geral.
Conclusão : Dentro desse contexto, verifica-se que a sobrevivência nas ruas aumentam os riscos para a ocorrência de HIV, bem como o detrimento geral da saúde do ser humano. Por fim, vê-se que os resultados achados reforçam a necessidade de medidas governamentais e possíveis direcionamentos para tais políticas públicas de saúde no combate ao HIV. Descritores: Pessoas mal alojadas. HIV.
HIV EM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, PREVALÊNCIA E FATORES DE VULNERABILIDADE À INFECÇÃO
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.3781225070413
-
Palavras-chave: -
-
Keywords: -
-
Abstract: -
- Congresso Acadêmico de Medicina de Mauá Mauá
- Vinicius Camargo Kiss
- Victor Bognar Mistro
- Vinicius Bognar Mistro
- Leonardo Matheus Martins