HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTOLOGIA E DE PATOLOGIA
A história da evolução da histologia e da patologia celular como ciencias e o ensino destas disciplinas nas escolas médicas de todo o mundo, que é indissociável da história da microscopia.
Metodologias e ferramentas usadas desde a implementação do ensino destas diciplinas no século XIX até à Pandemia por COVID 19, conduzindo a novas estratégias de ensino com imagens microscópicas.
HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTOLOGIA E DE PATOLOGIA
-
DOI: 10.22533/at.ed.31621280610
-
Palavras-chave: histologia; patologia; microscópio; ciência; ensino; medicina.
-
Keywords: histologia; patologia; microscópio; ciência; ensino; medicina.
-
Abstract:
A história da histologia e da patologia celular, bem como o ensino destas disciplinas nas escolas médicas por todo o mundo, é indissociável da história da microscopia. Desde o seu início, o ensino destas disciplinas revelou-se um enorme desafio enfrentado pelos professores. Ao longo dos anos foram desenvolvidos inúmeros esforços, e implementadas várias estratégias e metodologias no sentido de melhorar a retenção dos conhecimentos por parte dos estudantes. A historia revela que, inicialmente foi fundamental que os estudantes tivessem formação de base como microscopistas que: dominassem a manipulação do microscópio; resolvessem problemas técnicos e instrumentais; adquirissem competências na preparação das amostras biológicas; desenvolvessem acuidade visual para correta observação microscópica; interpretassem as imagens observadas elaborando desenhos, esquemas e diagramas ilustrativos das observações; e além disso que comunicassem numa linguagem descritiva utilizando palavras e expressões adequados que pudessem ilustrar com fidelidade as observações microscópicas. Ao longo dos anos de ensino destas disciplinas foram projetados espaços progressivamente mais adequados ao ensino com microscópios. Inicialmente o número de estudantes era muito restrito e cada um tinha apoio muito próximo do professor, posteriormente as salas de aula com mesa circular permitiram o acesso direto ao microscópio a um número considerável de estudantes, mais tarde as bancadas laboratoriais com microscópios partilhados ou de uso individual e finalmente a era da microscopia virtual. Independentemente das estratégias utilizadas, os estudantes devem ter consciência e compreender a importância da morfologia microscópica normal para poderem adquirir conhecimentos em patologia, uma vez que só reconhecendo tecidos normais e saudáveis é possível a identificação e a interpretação de imagens de histopatologia.
-
Número de páginas: 15
- Ana Calado