Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ESTENOSE HIPERTRÓFICA DE PILORO: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL PARA A INSTITUIÇÃO DO TRATAMENTO PRECOCE. RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA.

ESTENOSE HIPERTRÓFICA DE PILORO: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL PARA A INSTITUIÇÃO DO TRATAMENTO PRECOCE. RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA.

A estenose hipertrófica de piloro (EHP) é diagnóstico comum nos lactentes entre a 3ª e 6ª semanas de vida, raramente depois da 12ª semana. Sua apresentação clínica clássica consiste de vômitos em jato, pós-prandiais, não biliosos, associados a hiperperistalse gástrica, distensão do andar superior do abdome e presença de “oliva pilórica” palpável.

Com sua etiologia ainda obscura, estudos mostram que o seu desenvolvimento é multifatorial, envolvendo fatores genéticos e ambientais.

Nos pacientes cuja oliva pilórica não é palpável, a avaliação por métodos de imagem faz-se necessária. As duas modalidades diagnósticas utilizadas para elucidar a EHP são as seriografias do trato gastrointestinal superior (EED) e a ultrassonografia (US).

O tratamento da EHP  é a piloromiotomia  pela técnica de Fredet-Ramstedt e o tratamento precoce evita complicações, tais como desidratação e desnutrição acentuadas. 

Os autores fizeram uma revisão de literatura sobre a importância do diagnóstico precoce além de um relato de caso.

Ler mais

ESTENOSE HIPERTRÓFICA DE PILORO: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL PARA A INSTITUIÇÃO DO TRATAMENTO PRECOCE. RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA.

  • DOI: 10.22533/at.ed.57221120512

  • Palavras-chave: Piloromiotomia; estenose hipertrófica de piloro; cirurgia

  • Keywords: Piloromiotomy; hypertrophic pyloric stenosis; surgery

  • Abstract:

    Hypertrophic pyloric stenosis is a common condition in infants with 3 – 6 weeks of postnatal life, rarely occuring after the 12th week. It`s clinical presentation is based, commonly, on the history of projectile, nonbilious vomiting associated to gastric hyperperistalsis and palpable pyloric tumor.

    The cause of the disease remains obscure and studies show a multifatorial development, envolving genetic and environmental factors.

    In pacientes with no pyloric tumor palpable, image exams, such as upper gastrointestinal x-ray series and abdominal ultrasonography, are necessary.

    The surgical treatment consists on piloromiotomy by Fredet-Ramstedt technique and the early treatment avoids complications, such as dehydration and malnutrition.

    The authors review the importance of the early diagnosis on current literature and provided a case report. 

  • Número de páginas: 12

  • Juliana Pascon dos Santos
  • Gabriel Lóis Martin
  • Marcela Amaro de Santana
Fale conosco Whatsapp