Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, MEIO-AMBIENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE SANTOS E LYON

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, MEIO-AMBIENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE SANTOS E LYON

Introdução: O envelhecimento da população mundial é considerado um dos maiores fatores de transformação social em nosso século. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 71 milhões de idosos existiam no mundo em 2000, esse número aumentou em 77% em 2015, perfazendo um total de 125 milhões, e a expectativa é que esse número atinja cerca de 434 milhões de idosos, em 20501. Esse aumento expressivo da longevidade acarreta, por sua vez, a necessidade de planejar as cidades, uma vez que o processo de urbanização faz parte da vida atual, e mais da metade da população mundial vive em cidades, e em determinados espaços urbanos o número de idosos é maior do que de jovens. Nesse contexto, a OMS criou o programa age-friendly cidade amiga dos idosos, onde os municípios devem implementar políticas públicas para promover a capacidade funcional dos idosos ou dos cidadãos em processo de envelhecimento, através de programas de interação social, atividades físicas em diferentes modalidades, oportunidades de negócios e capacitação profissional para aqueles que desejam empreender, ou seja, é um programa para o envelhecimento ativo com o objetivo de otimizar a participação da população idosa na vida econômica e social das cidades bem como promover a qualidade de vida e de saúde dos mesmos. O envelhecimento não ocorre igual para todos mas as cidades podem e devem traçar metas e estratégias para tornar-se uma cidade amiga do idoso e assim planejar os gastos em saúde e atrair investimentos para o município ou região metropolitana. Quanto maior for a população de idosos que permanecem ativos e independentes para suas atividades diárias, menor os custos para os tratamentos de longa duração tanto para as famílias quanto para a sociedade. A cidade de Lyon possui o selo da OMS como age-friendly city desde 2010, enquanto Santos está pleiteando essa avaliação. Uma comparação entre as cidades seria interessante para que as politicas públicas possam ser aprimoradas dentro das particularidades geográficas e socio-culturais.

RESUMO

O presente estudo trata-se de análise documental e avaliação do sistema de informatização websites da prefeitura de Santos sobre a inserção das políticas públicas à pessoa idosa e o fácil acesso das informações do sistema de saúde à pessoa idosa. Trata-se de pesquisa documental de natureza qualitativa, que é o delineamento de um estudo realizado a partir de documentos atuais e contemporâneos disponíveis no website da prefeitura, sendo os objetivos específicos da pesquisa: Identificação dos documentos e dados consultados e coletados de fontes primárias como os menus sobre Legislação dos websites governamentais brasileiros. Avaliar a inserção das políticas públicas à pessoa idosa no sistema de informatização da prefeitura de Santos e Lyon, analise comparativa dos websites, acesso fácil as informações à pessoa idosa dos serviços de saúde e adesão ao sistema, sendo uma investigação do tema proposto “envelhecimento saudável e políticas públicas” pautadas na OMS que estabelece parâmetros do conceito e definição do tema, sendo criteriosa a avaliação de inclusão dos conteúdos pertinentes ao objetivo da pesquisa, norteando-a para o tema proposto. Os dados serão avaliados segundo a análise de conteúdo pertinente à pesquisa documental. A análise de conteúdo é considerada uma técnica para o tratamento de dados que visa identificar o que está sendo dito a respeito de determinado tema (Vergara, 2005, p. 15). Bardin (1977).

Ler mais

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, MEIO-AMBIENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE SANTOS E LYON

  • DOI: 10.22533/at.ed.43521100517

  • Palavras-chave: Envelhecimento, Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, Santos, Lyon, políticas públicas

  • Keywords: Envelhecimento, Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, Santos, Lyon, políticas públicas

  • Abstract:

    The present study is about documentary analysis It is about qualitative documentary research, which is the outline of a study carried out from current and contemporary documents, with the specific objective of the research: Identification of documents and data consulted and collected primary sources such as the Legislation menus on the following Brazilian government websites. An investigation of the proposed theme “healthy aging and public policies” based on the WHO that establishes parameters of the concept and definition of the theme, with a careful assessment of the inclusion of content relevant to the research objective, guiding it to the proposed theme. The data will be evaluated according to the content analysis relevant to documentary research. Content analysis is considered a technique for data processing that aims to identify what is being said about a certain topic (Vergara, 2005, p. 15). Bardin (1977). 

  • Número de páginas: 3

  • Angelina Zanesco
  • Patricia de Oliveira Lopes
Fale conosco Whatsapp