ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL VIA REDES SOCIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DO PROJETO ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA NA PANDEMIA POR COVID-19.
A obesidade infantil é um distúrbio nutricional considerado um grave problema de saúde pública mundial por ser responsável por grande parcela do surgimento de doenças crônico-degenerativas e, consequentemente, elevar os níveis de morbimortalidade. O início da pandemia por COVID-19 contribuiu para o aumento dos índices dessa comorbidade pois, as medidas de contensão de transmissão estabelecidas levaram a redução da atividade física, ao aumento do tempo de tela e dos distúrbios relacionados à ansiedade. Dessa forma, o Projeto de extensão Estilo de Vida Saudável na Escola, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), cujo objetivo é atuar na identificação, prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes, reconheceu a necessidade de adaptação das atividades presenciais para o contexto remoto. Foi criada uma conta na rede social Instagram com o intuito de alertar acerca da problemática e com o objetivo de alcançar o público-alvo por meio de medidas educativas, preventivas e de controle contra a obesidade infantil. O estudo trata-se de uma análise qualitativa, do tipo relato de experiência, com base nos dados obtidos entre abril e setembro do ano de 2020 na página da mídia social do Projeto. Pode-se observar com esse estudo que o desafio de que os projetos de extensão se mantivessem como norteadores de boas práticas em saúde e produção de conhecimento de forma remota demonstrou resultados satisfatórios com o uso da rede social como ferramenta de promoção e educação em saúde.
ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL VIA REDES SOCIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DO PROJETO ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA NA PANDEMIA POR COVID-19.
-
DOI: 10.22533/at.ed.6652222089
-
Palavras-chave: Obesidade Infantil. Extensão Universitária. COVID-19.
-
Keywords: Obesidade Infantil. Extensão Universitária. COVID-19.
-
Abstract:
A obesidade infantil é um distúrbio nutricional considerado um grave problema de saúde pública mundial por ser responsável por grande parcela do surgimento de doenças crônico-degenerativas e, consequentemente, elevar os níveis de morbimortalidade. O início da pandemia por COVID-19 contribuiu para o aumento dos índices dessa comorbidade pois, as medidas de contensão de transmissão estabelecidas levaram a redução da atividade física, ao aumento do tempo de tela e dos distúrbios relacionados à ansiedade. Dessa forma, o Projeto de extensão Estilo de Vida Saudável na Escola, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), cujo objetivo é atuar na identificação, prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes, reconheceu a necessidade de adaptação das atividades presenciais para o contexto remoto. Foi criada uma conta na rede social Instagram com o intuito de alertar acerca da problemática e com o objetivo de alcançar o público-alvo por meio de medidas educativas, preventivas e de controle contra a obesidade infantil. O estudo trata-se de uma análise qualitativa, do tipo relato de experiência, com base nos dados obtidos entre abril e setembro do ano de 2020 na página da mídia social do Projeto. Pode-se observar com esse estudo que o desafio de que os projetos de extensão se mantivessem como norteadores de boas práticas em saúde e produção de conhecimento de forma remota demonstrou resultados
-
Número de páginas: 7
- Ingra Bezerra de Melo Gonçalves
- Ítalo Emanoel de Sousa Chaves
- Emmanuela Quental Callou Sá
- Thereza Maria Tavares Sampaio
- Erich Pires Lisboa
- Victor Hugo Gonçalves Lopes
- Lucas de Souza Castro
- Bruna Karine Batista da Silva
- Marcos Alexandre de Sousa Barros
- Mauro Henrique Borges da Costa
- Davi Vieira Ferreira
- Sarah Cavalcante Brandão