CONSTRUÇÃO DAS DEFINIÇÕES CONCEITUAIS E OPERACIONAIS EM ESTUDO DE VALIDAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Objetivo: Relatar a experiência da construção e validação consensual das definições conceituais e operacionais das características definidoras do diagnóstico de enfermagem “Integridade do Complexo Areolopapilar Prejudicada” (ICAP).
Método: Trata-se de um relato de experiência, vinculado à pesquisa de acurácia diagnóstica do diagnóstico de enfermagem “Integridade do Complexo Areolopapilar Prejudicada”. Participaram a pesquisadora principal e 4 enfermeiros com mais de cinco anos de experiência. Elaborou-se instrumento com definições baseadas em literatura científica e no Procedimento Operacional Padrão, avaliado por formulário online e reuniões remotas até atingir consenso.
Resultados: O processo resultou em refinamento linguístico e técnico das definições, com inclusão de critérios objetivos, exemplos visuais e ajustes terminológicos.
Conclusão: O consenso fortaleceu a padronização e a validade interna da pesquisa, garantindo uniformidade e reprodutibilidade nas etapas subsequentes.
CONSTRUÇÃO DAS DEFINIÇÕES CONCEITUAIS E OPERACIONAIS EM ESTUDO DE VALIDAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.259142517078
-
Palavras-chave: Diagnóstico de enfermagem. Integridade da pele. Estudos de validação.
-
Keywords: -
-
Abstract: -
- Mariana Guerra Pagio
- Dayane dos Reis Araujo Rocha Holanda
- Lara de Almeida Rocha Vieira
- Cleice Kelly da Silva Lima
- Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho
- Nirla Gomes Guedes