CERRADO: UM OLHAR ALÉM DO BIOMA
Ao analisar os biomas brasileiros, o Cerrado assume um importante papel, tanto no cenário biológico como cultural. A sua dimensão se alarga por 23% de todo o território nacional, tendo como características clima seco e arbóreas retorcidas.
Tal fato corrobora para diversas correntes científicas que urgem em pesquisar mecanismos para melhorar os meios de produção agropecuários e lutar contra o desmatamento diário que vem ameaçando o Cerrado.
Palco de preservação e pesquisas científicas, pensando em um olhar além do bioma, a Chapada dos Veadeiros, abriga além da sua biodiversidade, etnias indígenas e quilombolas que vivem e dependem diariamente da mesma, como exemplificado no documentário de 2018 “Ser Tão Velho Cerrado”. Desta forma instruir pessoas sobre a importância de garantir espaço para essa minoria faz parte da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para a manutenção do Cerrado no planeta e tudo que ele agrega na arte, cultura e ciência através de danças, músicas, escritas e pesquisas científicas.
CERRADO: UM OLHAR ALÉM DO BIOMA
-
DOI: 10.22533/at.ed.6582315125
-
Palavras-chave: biodiversidade; cultural; preservação.
-
Keywords: -
-
Abstract:
-
- Vanessa Gonçalves Almeida
- Milene Débora Alves
- Bruna Eduarda Gomes Martins