Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

A NECESSIDADE DO AFASTAMENTO DO PARADIGMA DA JUDICIALIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO FISCAL EM ATENDIMENTO À EFICIÊNCIA QUE SE ESPERA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESUMO: O objetivo geral da pesquisa é de analisar as recentes posições dos Tribunais Superiores que versam sobre a (des)necessidade do ajuizamento e da continuidade do processo de execução fiscal, com a intenção de compreender se a ideia de desjudicialização é capaz de garantir o recebimento dos créditos tributários e cumprir o princípio da eficiência na administração pública. A problemática questiona quais alternativas são viáveis para lidar com o problema da ampla judicialização de processos de execução fiscal no Brasil, fundamentadas em decisões dos Tribunais que versam sobre o problema do elevado ajuizamento de ações de execuções fiscais, bem como, em especial, alternativas que podem ser utilizadas para o recebimento de crédito tributários sem a necessidade de ajuizamento de processos de execução fiscal, com ênfase nos casos considerados de pequeno valor. O método de abordagem utilizado é o hipotético-dedutivo, valendo-se de estudos bibliográficos, 1 Acadêmico do curso de Direito no Centro Universitário Unigran-Capital. E-mail:[email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4147966151344739. 2 Doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, com bolsa mérito. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2021), com bolsa CAPES entre 2019 e 2021. Pós-graduado em Direito Tributário, pelo instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET (2021). Pós-graduado em Direito ambiental, agrário e Urbanístico pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, em parceria com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – CF/OAB (2020). Graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2018). Presidente da Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito (FEPODI). Diretor Tesoureiro da Escola Superior da Advocacia, da Ordem dos Advogados Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul – ESA/OAB/MS. Advogado. Professor do Centro Universitário Unigran-Capital. E-mail: [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4301394075729145. 2 documentais e de dados secundários, com a pretensão de construir um estudo exploratório.
Ler mais

A NECESSIDADE DO AFASTAMENTO DO PARADIGMA DA JUDICIALIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO FISCAL EM ATENDIMENTO À EFICIÊNCIA QUE SE ESPERA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.803122404115

  • Palavras-chave: 1. Judicialização; 2. Cobrança de créditos tributários; 3. Execução fiscal; 4. Eficiência; 5. Causas de pequeno valor.

  • Keywords: 1. Judicialization; 2. Collection of tax credits; 3. Tax execution; 4. Efficiency; 5. Small-value cases.

  • Abstract: ABSTRACT: The overall objective of this research is to analyze recent positions taken by the Superior Courts regarding the (un)necessity of filing and continuing tax execution processes. The intention is to understand whether the concept of “dejudicialization” can ensure the collection of tax credits and uphold the principle of efficiency in public administration. The central issue explores viable alternatives to address the widespread judicialization of tax execution processes in Brazil. The methodological approach employed is hypothetical-deductive, drawing on bibliographic, documentary, and secondary data studies, with the aim of constructing an exploratory study.

  • PEDRO CAUÊ VOLPE TOZZETTE
  • Abner Silva Jaques
Fale conosco Whatsapp