Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL

A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL

O Serviço Social em Portugal foi reconhecido como curso superior universitário no ano de 1986, com importante apoio do convênio de cooperação técnica e científica firmado com o curso de Serviço Social da PUC-SP. A aproximação com o Serviço Social latino-americano, em especial o brasileiro, possibilitou seu amadurecimento teórico e o reconhecimento do grau de licenciatura[1]. Os anos 2000 demarcam um novo rumo para o Serviço Social português, com a adequação dos cursos ao Protocolo de Bolonha[2] e, a partir deste, a formação nesta área de conhecimento se expande, se aligeira e se volta à Europa, o que imprime à formação características peculiares. Sem normativas que orientem a formação dos assistentes sociais em Portugal, os currículos dos cursos de Serviço Social no país apresentam uma diversidade de conteúdos e a ausência de uma direção única que possa ser basilar a todos os cursos. Diante deste cenário, o presente artigo visa explanar acerca do destaque que a disciplina de Metodologia científica possui nos atuais currículos dos cursos de Serviço Social, ao nível da graduação.


 
[1] Em Portugal, apenas os cursos de licenciaturas são considerados como curso superior universitário. Os cursos bacharelatos (bacharelados no Brasil) são considerados como cursos técnicos.
[2] A Declaração de Bolonha é um Documento assinado por 29 Ministros da Educação de países europeus, reunidos na cidade de Bolonha (Itália) em 19/06/1999. Trata-se de mudanças nas políticas do ensino superior dos países signatários. A Declaração estabelece um sistema de créditos transferíveis e acumuláveis, homogêneos para os vários países, com três ciclos, sendo o primeiro básico e uniforme de três anos O processo Europeu, tornou-se numa realidade cada vez mais concreta e relevante para a União Europeia e os seus cidadãos. Após a Declaração de Bolonha, atualmente considerada um Tratado, pelos países signatários, criou-se Espaço Europeu do Ensino Superior. Maiores informações em Coelho, 2018.

Ler mais

A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.1422126057

  • Palavras-chave: formação profissional, serviço social, Portugal, metodologia científica.

  • Keywords: professional qualification, social work, Portugal, scientific methodology

  • Abstract:

    Social Work in Portugal was recognized as a university degree in 1986, with important support from the technical and scientific cooperation agreement signed with the Social Work course at PUC-SP. The rapprochement with Latin American Social Work, especially the Brazilian, made possible its theoretical maturity and the recognition of the degree of degree. The 2000s set a new course for Portuguese Social Work, with the adaptation of courses to the Bologna Protocol and, from this point onwards, training in this area of ​​knowledge expands, becomes lighter, and returns to Europe, which impresses training peculiar characteristics. Without regulations that guide the training of social workers in Portugal, the curricula of Social Work courses in the country present a diversity of contents and the absence of a single direction that can be the basis for all courses. In view of this scenario, this article aims to explain the emphasis that the discipline of Scientific Methodology has in the current curricula of Social Work courses, at the undergraduate level.

  • Número de páginas: 7

  • Olegna de Souza Gudes
  • Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira Coelho
Fale conosco Whatsapp