Ebook - Zoologia: Panorama atual e desafios futuros 2Atena Editora

E-book

1. Zoologia. 2. Animais. I. Oliveira-Junior, José Max Barbosa (Organizador). II....

Livros
capa do ebook Zoologia: Panorama atual e desafios futuros 2

Zoologia: Panorama atual e desafios futuros 2

Publicado em 17 de agosto de 2022.

O e-book "Zoologia: Panorama atual e desafios futuros 2" é composto por quatro capítulos que exploram temas muito atuais e desafiadores, dentre eles a conservação dos sistemas aquáticos em um rápido processo de alteração pelas múltiplas atividades antrópicas e que muitas vezes não possuem um manejo adequado. Espécies dos sistemas terrestres também estão constantemente ameaçadas pela perda de habitat, sendo que áreas com rodovias ainda apresentam alto número de atropelamentos, além de caça predatória que são incondizentes com o manejo que assume um compromisso de uso dos recursos naturais e conservação da biodiversidade. A compreensão da preferência dos habitats que os indivíduos de cada espécie possuem, bem como um monitoramento a longo prazo são fundamentais para estabelecer estratégias de conservação em cada local.

Nesse contexto, o capítulo I avaliou como as variáveis ambientais dos sistemas aquáticos são preditoras para o padrão de distribuição de insetos aquáticos. No capítulo II os autores demonstram aspectos chave na seleção de parceiros que afeta diretamente o sucesso reprodutivo dos indivíduos. Buscar modelos que levam em consideração a escolha e os custos dos machos associados à reprodução é uma questão que apresenta grande potencial de exploração futura. O capítulo IV registra as preferências de habitat do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla - Linnaeus, 1758) no bioma do Cerrado. Houve 78 registros de Tamanduá-bandeira, sendo que 64 ocorreram em mata de galeria e 14 em áreas de Cerrado stricto sensu. Esses dados apontam uma afinidade maior da espécie por locais com temperaturas amenas e próximas à água. O capítulo V faz o registro de Irara (Eira barbara Lineu, 1758), uma espécie considerada rara no bioma Cerrado. Os autores apontam que, do total de registro de E. barbara, 69% ocorreu em mata de galeria, podendo considerar a preferência do animal por esse ambiente. Os autores relatam que é preciso continuar monitorando o local para obter dados sobre a espécie e como a atividade antrópica que ocorre ao redor da fazenda está afetando a população dessa espécie.

Todos os artigos da coleção em conjunto com a Atena Editora trazem resultados de forma clara acessíveis a todos públicos que se interessem pela conservação da natureza.

 

A você leitor e leitora, desejamos uma excelente leitura! 

 

Com carinho!

Dr. José Max Barbosa Oliveira-Junior

Dra. Lenize Batista Calvão

Dra. Karina Dias-Silva

Ler mais
Fale conosco Whatsapp