Redução de Riscos de Desastres: Métodos e Práticas 2
A coleção “Redução de Riscos de Desastres: Métodos e Práticas 2” é uma obra que tem como foco principal a discussão científica, com uma abordagem teórica e prática, abordando diversos temas com singular importância na esfera ambiental, com destaque para a mitigação de riscos e desastres em diferentes escalas de análise.
A abertura do livro, com o capítulo “Acidentes ambientais: brumadinho e os impactos socioambientais”, trás uma ampla discussão sobre os impactos ambientais decorrentes do rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), com uma abordagem acerca dos problemas sociais, econômicos e de outras naturezas.
Nos capítulos 2 e 3 são discutidos aspectos relevantes acerca da dinâmica geomorfológica em sítios urbanos e áreas susceptíveis a deslizamento de terra. No capítulo 2 “Inventário de magnitude e frequência dos eventos hidrológicos e geomorfológicos da grande Aracaju” é apresentada uma discussão com base no inventário de eventos e desastres ligados à dinâmica hidrológica e geomorfológica da região da Grande Aracaju, em Sergipe.
No capítulo 3 “Mapeamento das áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos na bacia do rio Taquari, Paraty-RJ” o leitor poderá visualizar produtos oriundos de técnicas de geoprocessamento, com objetivo de elaboração de um mapeamento de riscos de deslizamentos na região.
No capítulo 4 “Crise e escassez da água: a questão da segurança hídrica e a alternativa pela construção de barragens” é apresentada uma importante discussão sobre a temática segurança hídrica como ponto imprescindível para a sobrevivência da humanidade.
Em tempos de comunicação, o capítulo 5 “O papel da comunicação no atendimento emergencial – desastre ambiental” analisa o papel da comunicação no atendimento emergencial em situações de desastres ambientais, com base em pesquisas bibliográficas e consultas a diferentes veículos de pesquisa e informação.
Nos capítulos 6, 7 e 8, são apresentadas importantes contribuições acerca da atuação de diferentes órgãos na mitigação de desastres, com foco no estado do Rio de Janeiro. O capítulo 6 “Cooperação técnica - SEDEC-RJ e Banco do Brasil: fomento à adesão ao cartão de pagamento de defesa civil” apresenta um estudo de como a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e Banco do Brasil fomentaram a adesão municipal ao cartão de pagamento de defesa civil.
No capítulo 7 “O papel do voluntário de defesa civil em ações de resposta a desastres: estudo comparativo dos NUPDEC’S da REDEC metropolitana do Rio de Janeiro” é apresentada uma correlação entre vida em sociedade, que objetiva apresentar os Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários – NUPDEC’s como resposta para este paradigma.
No capítulo 8 “Otimização do atendimento do centro de operações de atendimento pré hospitalar / COGS – CBMERJ” é exposto um estudo que propõe uma otimização dos serviços prestados pelo COGS, através da Programação Linear e do uso do MS Office Excel, através do pacote Solver.
Para o encerramento da presente obrar, apresentamos ao leitor importante contribuição intitulada “Simulador de realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de funcionários da construção civil” que buscou analisar o potencial de um simulador de realidade virtual para estimular a percepção de perigos e medidas preventivas de funcionários da construção civil.
Assim, a coleção de artigos dessa obra é ponto importante na discussão acerca da mitigação de riscos de desastres, bem como estimula a produção de trabalhos interdisciplinares na área, como especial atenção a gestão dos mais diferentes ambientes.
Prof. Dr. Luis Ricardo Fernandes da Costa
Redução de Riscos de Desastres: Métodos e Práticas 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.430201203
-
ISBN: 978-65-86002-43-0
-
Palavras-chave: 1. Conservação da natureza. 2. Impacto ambiental. I. Costa, Luis Ricardo Fernandes da.
-
Ano: 2020
- Alexandre Diniz Breder
- Alexandre Luís Belchior dos Santos
- Alizete dos Santos
- Amanda Almeida Fernandes Lobosco
- Arthur Felipe Echs Lucena
- Carla Regina Lopes Azevedo
- Célio de Mendonça Clemente
- Daniele Alessandra dos Reis
- Daniele Rodrigues Borges
- Darlan Alves Moulin
- Estevão Pereira Escudeiro
- Fernanda Aranha Saffaro
- Hélio Mário de Araújo
- Lucélia Granja de Mello
- Malena Aquino da Silva
- Marcelle Teodoro Lima
- MARCIA MAGALHAES DE ARRUDA
- Maria Débora Mendonça Cosmo
- Mateus Vessoni Barbosa Kasuya
- Mônica de Aquino Galeano da Hora Rocha
- Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora
- Reiner Olíbano Rosas
- Ricarda Mendonça Cosmo
- Robson Luís do Nascimento
- Wanessa Roberta Fazinga
Artigos
- CRISE E ESCASSEZ DA ÁGUA: A QUESTÃO DA SEGURANÇA HÍDRICA E A ALTERNATIVA PELA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS
- O Papel do Voluntário de Defesa Civil em Ações De Resposta a Desastres: Estudo Comparativo dos NUPDEC’s da REDEC Metropolitana do Rio de Janeiro
- Otimização do atendimento do Centro de Operações de Atendimento Pré Hospitalar / COGS – CBMERJ
- MAPEAMENTO DAS ÁREAS SUSCETÍVEIS À OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NA BACIA DO RIO TAQUARI, PARATY-RJ.
- ACIDENTES AMBIENTAIS: BRUMADINHO E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
- O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO EMERGENCIAL – DESASTRE AMBIENTAL
- COOPERAÇÃO TÉCNICA - SEDEC-RJ E BANCO DO BRASIL: FOMENTO À ADESÃO AO CARTÃO DE PAGAMENTO DE DEFESA CIVIL
- Simulador de realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de funcionários da construção civil
- Inventário de magnitude e freqüência dos eventos Hidrológicos e Geomorfológicos da Grande Aracaju