Principais Grupos e Aplicações Biotecnológicas dos Fungos
Dentre os diversos microrganismos existentes, uma classe peculiar é a dos fungos, pois possuem uma diversidade de características únicas que refletem em seu modo de vida, nas suas interações e na sua aplicabilidade. Para se ter uma ideia já foram identificados cerca de 120.000 espécies de fungos das quais a grande maioria ainda é um vasto campo de estudo para os micologistas e biotecnólogos. Consideramos como micologia o estudo de microrganismos que possuem aspectos leveduriformes e/ou filamentos assim denominados fungos. Trata-se portanto de uma área de estudo ampla que atria diversos pesquisadores em diferentes campos científicos, tecnológicos e industriais.
O Brasil é uma referência em se tratando de estudos em micologia, principalmente o que onhecemos como micologia médica, tanto pelos pesquisadores precursores quanto pela nova geração armada com as evoluções biotecnológicas e moleculares. Entre os pais da micologia médica brasileira destacamos Adolf Lutz em 1908 seguido por Alfonso Splendore e Floriano Paulo de Almeida na identificação do Paracoccidioides brasiliensis, além de Alberto Thomaz Londero, Olga Fischman Gompertz e principalmente o professor Carlos da Silva Lacaz com seu “Tratado de micologia médica” de 2002.
O uso de estratégias biotecnológicas tem sido primordial na pesquisa com fungos. A vasta diversidade fúngica apresenta grande potencial, principalmente associada à estudos de aplicações biotecnológicas, como no campo ambiental, farmacêutico, industrial, agrícola, alimentício, genômico dentre outros. Sinto-me muito feliz por ver a obra “Principais Grupos e Aplicações Biotecnológicas dos Fungos” publicada pela editora Atena, em primeiro lugar por saber do potencial da micologia e em segundo por evidenciar essa área tão importante para o cenário brasileiro e para um pais que tem inúmeras possibilidade de evoluir nos estudos biotecnológicos aplicados aos fungos.
Como pesquisador da área desejo que esse primeiro volume seja uma fagulha que desperte o interesse dos acadêmicos e que atraia pesquisadores da micologia médica e áreas correlatas para publicação de novos volumes com esse foco.
Desejo à todos uma excelente leitura!
Benedito Rodrigues da Silva Neto
Principais Grupos e Aplicações Biotecnológicas dos Fungos
-
DOI: 10.22533/at.ed.307191810
-
ISBN: 978-85-7247-730-7
-
Palavras-chave: 1. Biotecnologia. 2. Fungos – Pesquisa – Brasil.
-
Ano: 2019
- Amanda Geovana Pereira de Araújo
- Ana Letícia Holanda Morais
- Ana Maria Rabelo de Carvalho
- Bruno Vinicius Daquila
- Carliane Rebeca Coelho da Silva
- CAROLINA MARIA DA SILVA
- Cícero Pinheiro Inácio
- Daniela Rayane da Silva Morais
- Danielle Patrícia Cerqueira Macêdo
- Francisca das Chagas da Silva Paula Neta
- Helio Conte
- Igor Luiz Vieira de Lima Santos
- Jaqueline da Silva Coelho Moreira
- Lívio Carvalho de Figueirêdo
- Luana Kelly Carvalho da Silva
- Maria das Graças Morais de Medeiros
- Mykaella Joyce Silva de Araújo
- Pablo Igor Lima Vieira
- Reginaldo Gonçalves de Lima Neto
- REJANE PEREIRA NEVES
- Richard Henrique Siebra Bergamo
- WAGNER MANSANO CAVALINI
Artigos
- Sustentabilidade agrícola com fungos entomopatogênicos
- AVALIAÇÃO DA TOLERÂNCIA DE FUNGOS BASIDIOMICETOS AO HERBICIDA GLIFOSATO
- AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE AMILASE EM FUNGOS ENDÓFITOS ISOLADOS DE AVELÓS (Euphorbia tirucalli L.)
- TESTE DE ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE PROTEASE DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Euphorbia tirucalli L.
- IDENTIFICAÇÃO POLIFÁSICA DE ISOLADOS CLÍNICOS DO COMPLEXO CANDIDA PARAPSILOSIS
- ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE PROTEASES, AMILASES, UREASES, LIPASES E TANASES POR FUNGOS E BACTÉRIAS ISOLADAS DE ÁREA COSTEIRA DO NORDESTE DO BRASIL.