Pesquisa na Cadeia de Suprimentos de Plantas Aromáticas
O livro “Pesquisa na Cadeia de Suprimentos de Plantas Aromáticas” de publicação da Atena Editora apresenta em seu primeiro volume 5 capítulos associados a inovações tecnológicas com uso de plantas aromáticas e medicinais.
As plantas medicinais e aromáticas são utilizadas na medicina popular desde os tempos passos por comunidades indígenas, rurais e urbanas visando à prevenção de enfermidades por meio do uso de chás, compressas, banhos, xaropes, entre outras formas de uso. Nos últimos anos, a busca por uma vida de qualidade tem reforçado o resgate da importância e uso das plantas medicinais, sejam elas exóticas e/ou nativas das diferentes fitofisionomias.
Atualmente foi liberada pelo Ministério da Saúde uma Relação de Plantas Medicinais de interesse ao Sistema Único de Saúde (RENISUS), constituída de 71 espécies, contribuindo para implantação de hortos medicinais em postos de saúde, escolas públicas e privadas e instituições de ensino superior em diversos estados do Brasil.
Além disso, as plantas medicinais e aromáticas apresentam potencial tecnológico, pois podem ser inseridas na cadeia industrial e controle fitossanitário, especialmente pela ação que o óleo essencial que muitas espécies detêm. Neste volume, serão abordados trabalhos referentes à alelopatia, controle de plantas espontâneas, uso de óleo essencial em leveduras de panificação, métodos de extração de óleo essencial e sua composição química.
Os agradecimentos do Organizador e da Atena Editora aos estimados autores que empenharam-se em desenvolver os trabalhos de qualidade e consistência, visando potencializar o avanço de uso de fitoterápicos e em bioprocessos.
Espera-se com esse livro incentivar alunos de graduação e pós-graduação, bem como pesquisadores de instituições de ensino, pesquisa e extensão ao desenvolvimento estudos de associados ao cultivo, caracterização fitoquímica e comprovação cientifica das propriedades das plantas medicinais, incentivando o resgate cultural e fortalecimento da cadeia de plantas medicinais e aromáticas, almejando contribuir na qualidade de vida da sociedade e desenvolvimento sustentável.
Cleberton Correia Santos
Pesquisa na Cadeia de Suprimentos de Plantas Aromáticas
-
DOI: 10.22533/at.ed.621913009
-
ISBN: 978-85-7247-662-1
-
Palavras-chave: 1. Ervas – Uso terapêutico. 2. Matéria médica vegetal. 3. Plantas medicinais.
-
Ano: 2019
- Adilson Sartoratto
- Camila Delarmelina
- Cláudia Steckelberg
- Cristine Bonacina
- Eloisa Helena de Aguiar Andrade
- Fabiana Gomes Ruas
- Glyn Mara Figueira
- Hélida Mara Magalhães
- José Aires Ventura
- Lidiane Diniz do Nascimento
- Luís Henrique Araújo Oliveira
- Márcia Moraes Cascaes
- Maria da Graça Stupiello Andrietta
- Maria Diana Cerqueira Sales
- Marta Cristina Teixeira Duarte
- MURILO CESAR DOS SANTOS
- PATRICIA REGINA KITAKA
- Ricardo Machado Kuster
- RODRIGO BOFF
- Silvia Graciele Hülse de Souza
- Valéria Maia de Oliveira
Artigos
- RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Eugenia uniflora L. EM DIFERENTES TEMPOS DE EXTRAÇÃO
- CONTROLE PREVENTIVO DE CANCRO EUROPEU DAS POMÁCEAS EM MUDAS DE MACIEIRA
- Potential Use of Essential Oils in Baker´s Yeast
- PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS DO ESPÍRITO SANTO: O ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS E FRUTOS DA ESPÉCIE SCHINUS TEREBINTHIFOLIA RADDI (AROEIRA VERMELHA)
- FAMÍLIA LAMIACEAE: ATIVIDADE ALELOPÁTICA E POTENCIAL BIOHERBICIDA