Ebook - Mereologia, a composição do mundo – reflexões filosóficas sobre as partes que compõem os objetosAtena Editora

E-book

1. Metafísica. 2. Tomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274. 3. Psicologia - Filosofia...

Livros
capa do ebook Mereologia, a composição do mundo – reflexões filosóficas sobre as partes que compõem os objetos

Mereologia, a composição do mundo – reflexões filosóficas sobre as partes que compõem os objetos

Publicado em 03 de junho de 2022.

Neste livro, nós buscaremos apresentar os raciocínios mereológicos presentes na Filosofia de Tomás de Aquino.

A palavra “Mereologia” vem do grego μεροσ, que significa “parte”, e “λογία”, que significa “estudo”. Assim, a Mereologia é o estudo das relações lógicas entre as partes, ou melhor, entre o todo e as partes. Buscaremos identificar tais relações nos raciocínios de Tomás.

Atualmente, os filósofos identificam a Mereologia como uma área mais específica da Lógica, mas talvez pudéssemos considerá-la também como uma área da Metafísica, dado que quase todo pensamento metafísico é mereológico. Na verdade, esse caráter duplo da Mereologia é exatamente o que pode atrair o interesse dos filósofos e pesquisadores, uma vez que a Mereologia, como disciplina isolada, pode ser vista como um meio-termo ou até como o elo perdido entre Lógica e Metafísica, realizando aprimoramentos tanto de uma quanto da outra.

Ao dizermos “Mereologia segundo Tomás”, precisamos tomar alguns cuidados. A palavra “Mereologia” foi primeiramente utilizada em 1916 pelo lógico polonês Stanislaw Lesniewski, em sua obra Podstawy ogólnej teorii mnogości [Fundamentos de uma Teoria Geral da Pluralidade]. Lesniewski deu o primeiro passo no desenvolvimento dessa área da Lógica, de modo que se trata de algo relativamente recente e que está em constante desenvolvimento. Sendo assim, apesar de não ser possível que Tomás tenha usado tal expressão em seus textos, é patente que os raciocínios de Tomás são mereológicos em grande parte de sua Filosofia.

Em nossa pesquisa, nós nos voltamos para diversas obras de Tomás de Aquino, seja sobre Deus, sobre a alma, sobre o conhecimento, sobre os objetos físicos, etc. A literatura secundária sobre uma Mereologia segundo Tomás de Aquino é muitíssimo escassa, mas conseguimos encontrar uma boa referência com a obra Medieval Mereology de Desmond Paul Henry. Sendo assim, este livro foi desenvolvido principalmente por fontes primárias, às vezes, complementadas por tal obra de Henry. O objetivo principal deste livro é realizar uma catalogação de todos os subtipos do tipo integral, que podem ser encontrados na filosofia tomista.

Ao longo das obras de Tomás de Aquino, nós podemos identificar pelo menos três tipos de todo e partes: [1] Integral, [2] Universal e [3] Potencial/Virtual. Neste livro nós nos dedicaremos a descrever apenas o tipo integral de todo e partes, de modo que não envolve toda a mereologia presente na Filosofia de Tomás de Aquino. Deixaremos para apresentar o tipo Universal e o tipo Potencial/Virtual em outro livro (CONTARATO, 2022), mas não haverá nenhum prejuízo para a compreensão deste livro. Fizemos tal divisão para dar mais ênfase ao tipo de problemas que surge especificamente dos raciocínios envolvendo o tipo integral. De fato, quando analisamos apenas um desses tipos, verificaremos que haverá ainda em subtipos, e esses subtipos não são tão óbvios e precisam ser descritos com precisão. Para facilitar a visualização, podemos verificar todos os tipos e subtipos mereológicos com um mapa mental.

Tais esclarecimentos são importantes para afastar quaisquer ambiguidades no uso dos termos “todo” e “parte”, principalmente no que tange à filosofia tomista, mas não somente. De fato, em alguns artigos acadêmicos, observei vários casos de raciocínios que confundiam e misturavam os tipos mereológicos em questão, o que levava a conclusões inválidas. Diante disso, nós nos esforçaremos para identificar as características que servem como diferenças específicas para cada tipo e subtipo.

Para fazermos a descrição de cada tipo de todo e de partes, nós seremos obrigados a adentrar em muitos pontos da filosofia tomista, tais como a teoria do hilemorfismo, da individuação, da querela dos universais, das potências da alma, etc. Contudo, é importante dizer que não seremos capazes de expor e nem de realizar problematizações sobre tais teorias em detalhes, de modo que essas teorias serão apenas apresentadas de modo geral para comprovarmos que Tomás de Aquino usa os tipos mereológicos, os quais possuem aplicações diversas dentro do sistema tomista. Uma vez esclarecidos esses pontos, sigamos com as descrições mereológicas.

 

Ler mais

Mereologia, a composição do mundo – reflexões filosóficas sobre as partes que compõem os objetos

  • DOI: 10.22533/at.ed.411220106

  • ISBN: 978-65-258-0241-1

  • Palavras-chave: 1. Metafísica. 2. Tomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274. 3. Psicologia - Filosofia. 4. Lógica. I. Contarato, Thiago Sebastião Reis. II. Título.

  • Ano: 2022

Fale conosco Whatsapp