Impactos de las tecnologías en las ciencias sociales aplicadas
Publicado em 30 de março de 2022.
Por natureza o homem é um ser social e necessita se comunicar. A comunicação é a forma de o ser humano transmitir, exteriorizar, materializar, criar possibilidades de troca com o outro, seja de informa¬ção, conhecimento ou qualquer outro tipo de necessidade. É por meio da comunicação que se amplia o contexto em que se está inserido. Desta forma, transformam-se o mundo e a cultura, evoluindo sig-nificativamente em todos os sentidos e contextos. Portanto, toda a nossa vida em sociedade supõe que utilizemos o intercâmbio, e a comunicação que se realiza fundamentalmente pela língua pressu¬põe memorização, continuidade e repetição. Para Pierre Lévy, é por meio da lin¬guagem que o homem se distingue do restante da natureza e dispõe desse extraordinário instrumento de memória e de propagação das representações.
Assim, a popularização de Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente a Internet, contribui significantemente para a facilitação e ampliação da comunicação. Com os avanços da tecnologia e com a criação de computadores nos anos 1970, foi possível a comunicação dar um salto em sua abrangência, pois, por meio das novas tecnologias, tornaram-se viáveis o armazenamento, a organi¬zação e a distribuição da informação. As ciências sociais aplicadas foram obrigadas a abandonar modelos herdados de um contexto enciclopédico, cujo esgotamento se traduz nos desafios contemporâneos dada a rapidez com que as novas tecnologias evoluem e passam a desafiá-las.
Hoje inúmeros sistemas são mobilizados para facilitar o desenvolvimento de instituições públicas e privadas, por outro lado, essa rede também exige mais atenção por parte daqueles que a operacionalizam, com consequências civis e criminais. A complexidade dos modelos de negócios de base tecnológica, que envolvem mais de um serviço em uma mesma plataforma abrem espaço para dicotomias que precisam ser discutidas pelas ciências sociais aplicadas, especialmente as ciências contábeis e o direito.
Os espaços de aparente liberdade irrestrita têm refletido as contradições de nossa sociedade e nos fazem questionar e pensar aspectos que precisam ser revistos, fora e dentro do ciberespaço. Alerta para a importância da estrutura tecnológica da Rede e para a possibilidade de produção de novas regras sociais, de tensões entre o legítimo e o ilegítimo.
A proposta desta obra, é, portanto, a de buscar equilibrar teoria e prática, com relevo aos desdobramentos pragmáticos referentes aos conflitos que têm mobilizados as ciências sociais aplicadas.
As reflexões aqui apresentadas demonstram que o desenvolvimento das tecnologias não para, pois, a cada dia, é per¬ceptível o quanto elas evoluem e estão a serviço do homem e da humanidade. A informação e o conhe¬cimento são fontes inesgotáveis para a evolução do homem, além de vivermos em uma sociedade na qual o conhecimento é transmitido e disseminado na rede para todos de forma compartilhada.
Esperamos que as leituras destes capítulos possam ampliar seus conhecimentos e instigar novas reflexões.
Denise Pereira
Karen Fernanda Bortoloti
Impactos de las tecnologías en las ciencias sociales aplicadas
-
DOI: 10.22533/at.ed.196222903
-
ISBN: 978-65-258-0019-6
-
Palavras-chave: 1. Ciencias sociales aplicadas. I. Pereira, Denise (Organizadora). II. Bortoloti, Karen Fernanda (Organizadora). III. Título.
-
Ano: 2022
Artigos
- Sistemas de Información Geográfica en la Geografia
- LA INFRAESTRUCTURA VERDE Y SUS APORTES EN EL CONFORT TÉRMICO URBANO
- A GERAÇÃO DE CONHECIMENTO EM SUA POLÍTICA E ECONOMIA
- Imaginarios urbanos, identidad y entretenimiento. Narrativas de las élites empresariales y gubernamentales con respecto al Gran Premio de México
- VIGILANCIA ESTRATÉGICA COMO APORTE A LA COMPETITIVIDAD DE LA AGROINDUSTRIA ALIMENTARIA EN BOYACÁ-COLOMBIA