Ebook - Estratégias de ensino em educação ambiental para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médioAtena Editora

E-book

1. Educação ambiental. 2. Ensino médio. 3. Biologia. 4. Química. I. Pires, Arian...

Livros
capa do ebook Estratégias de ensino em educação ambiental para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio

Estratégias de ensino em educação ambiental para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio

Publicado em 10 de julho de 2024.


A atual crise do capitalismo que se materializa pela desigualdade social, na miséria de muitos (na riqueza de poucos), na fome estrutural e na emergência climática – em sua dimensão socioambiental. 
Passadas mais de cinco décadas das denúncias da “Primavera Silenciosa” e das propostas incipientes da Conferência de Estocolmo em torno de uma governança global para o enfrentamento da questão ambiental, podemos constatar que há muito a se fazer em termos da produção de um conhecimento para o enfrentamento da crise ambiental planetária, agravada por uma emergência sanitária trazida por pandemias como a COVID-19. 
Neste sentido, torna-se necessário que a construção de um saber ambiental (LEFF, 1988) que possa articular todos os setores da sociedade em torno de um diálogo de saberes capaz de superar a complexidade do desafio ambiental.
Portanto, juntamente com a sociedade civil produzindo processos educativos não-formais, torna-se fundamental a produção de um saber escolar engajado nas transformações exigidas pela crise ambiental.
A obra “Estratégias de ensino em educação ambiental para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio” se coloca como uma proposta de apoio a educadores e educandos para construção de “estratégia de ensino”, que possam ser participativas e dialógicas.
A estratégia de ensino pode ser compreendida como um plano de ação para alcançar metas e objetivos em um contexto de ensino-aprendizagem. Ela pode potencializar o desenvolvimento de competências específicas necessárias na transformação de uma consciência ingênua em uma consciência crítica, pode ser uma ferramenta que apoia a formação do sujeito como cidadão crítico. 
No campo da educação ambiental, a formação de um “sujeito ecológico” (CARVALHO, 2006) não é tarefa fácil e não ocorre de um dia para o outro. Envolve a construção permanente de saberes e valores, a internalização de conhecimentos e habilidades e a adoção de atitudes voltadas para a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade.
Numa conjuntura de colapso ambiental as estratégias de ensino em educação ambiental se colocam diante da necessidade de transformação dos comportamentos em valores humanos que possam, de forma concreta, modificar a relação sociedade-natureza.
Daí, a necessidade e a importância da educação ambiental na transformação permanente das pessoas como parte da natureza, num processo contínuo de ambientalização (ACSELRAD, 2010) da sociedade.
Ao trazer uma coletânea com 30 estratégias – revisadas e autorais – propostas pelos autores, a obra se coloca como uma referência importante e um apoio didático para o ensino formal de educação ambiental, representando um guia instigante e necessário. Cada proposta está organizada em tópicos, sendo: introdução, materiais necessários, desenvolvimento, orientações complementares e resultados esperados, além de algumas dicas.
No contexto das propostas das estratégias de ensino, como importantes e necessárias ferramentas de ensino-aprendizado, o livro pode se colocar diante dos desafios gerados pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforçando a possibilidade de uma abordagem da Educação Ambiental transversal e integrada a diferentes áreas do conhecimento, como Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, entre outras.
Vamos lá! Boas possibilidades estão aqui propostas para o ensino da educação ambiental!

Vicente Paulo dos Santos Pinto
 

Ler mais

Estratégias de ensino em educação ambiental para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.110240407

  • ISBN: 978-65-258-2611-0

  • Palavras-chave: 1. Educação ambiental. 2. Ensino médio. 3. Biologia. 4. Química. I. Pires, Ariane Gravina. II. Marcolino, Cláudio Bruno. III. Pereira, Orcione Aparecida Vieira. IV. Título.

  • Ano: 2024

  • Número de páginas: 111

Fale conosco Whatsapp