
E-caminho do diálogo V: a deliberação coletiva em busca da humanização em saúde integral na era digital
Publicado em 11 de fevereiro de 2025.
A obra “E-caminho do diálogo V: A deliberação coletiva em busca da humanização em saúde integral na era digital” concretiza mais uma etapa de um percurso iniciado em 2015 pelo Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGB/PUCPR) na aplicação de uma intervenção que congrega pesquisa, ensino e extensão.
A Bioética se constitui em uma ciência relativamente nova, com seus cerca de 50 anos ainda demanda por reflexão e articulação teórica, contudo a sua essência é a ética prática na busca da mediação de conflitos geradores de vulnerabilidades sejam eles persistentes ou emergentes, locais ou globais.
O PPGB constitui em um dos poucos cursos de formação em bioética do Brasil, atuante de 2012, já formou inúmeros bioeticistas cujo diferencial está justamente em vivenciar as diferentes dimensões de atuação da bioética: clínica, social e ambiental. O Caminho do diálogo surgiu justamente da necessidade de popularização dos achados das pesquisas desenvolvidas e de capacitar os mestrandos na deliberação coletiva com a comunidade.
As duas primeiras versões foram presenciais abrindo as portas da PUCPR para estudantes do ensino fundamental e médio que percorriam um caminho com diferentes estações para deliberar com egressos, mestrandos, docentes e graduandos temas em pauta na sociedade. As próximas versões ganharam uma adaptação para o meio digital em decorrência das medidas de enfrentamento da pandemia Covid-19. As ferramentas de comunicação couberam perfeitamente nas demandas de um espaço seguro para colhimento da fala e escuta especialmente de temas sensíveis. Até o momento foram publicados quatro livros resultantes da ação e as inúmeras pesquisas envolvendo grupos focais resultaram em dissertações defendias no programa e em artigos veiculados no meio científico relativos a autocuidado médico, compaixão no atendimento a pessoas com doenças raras, proteção animal, acesso universal à água potável, crise hídrica, pandemia e Covid-19, veganismo e cuidados paliativos em animais.
A quinta versão do Caminho do diálogo foi aplicada como atividade précongresso do V Congresso Internacional Ibero-americano de Bioética e o XI Congresso de Humanização e Bioética que trataram dos desafios bioéticos da saúde na era digital, na perspectiva de proteção e promoção dos direitos humanos, nas abordagens interdisciplinares para promoção do cuidado humanizado e equitativo centrado na dignidade dos pacientes. Os grupos focais conduzidos por pós-doutorados, docentes, mestrandos, egressos, graduandos e convidados externos foram fundamentados com conceitos teóricos e a intervenção relada nessa obra. Assim, buscando uma linguagem acessível, tanto para acadêmicos quanto para profissionais da saúde, estudantes e para sociedade como um todo que busca ferramentas de enfrentamento dos dilemas do dia a dia, disponibilizamos essa obra de acesso livre na expectativa que o diálogo entre a academia e a sociedade seja aprimorado e solidificado. A eliminação de ruídos de comunicação por meio de caminhos seguros e acolhedores, que respeita as diferenças e promove a dignidade e a inclusão, são representados nesse livro. Além do endereço eletrônico dos autores convidamos a conversarem conosco pelo nosso canal @bioetica.em.foco, e assim, confluirmos as trajetórias que conduzem a um caminho do diálogo. Desejamos uma boa leitura!
E-caminho do diálogo V: a deliberação coletiva em busca da humanização em saúde integral na era digital
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.121251102
ISBN: 978-65-258-3112-1
Palavras-chave: 1. Tecnologia em saúde. I. Fischer, Marta Luciane. II. Rosaneli, Caroline Filla. III. Título.
Ano: 2025
Número de páginas: 283
Artigos
- Conectividade digital e o processo de trabalho dos profissionais de saúde
- Distresse moral dos profissionais da área de saúde diante da conectividade digital
- Estratégias de enfrentamento do distresse moral dos profissionais de saúde
- Grupo Focal: bioética e o cuidado do profissional de saúde na era digital
- Equidade e inclusão na era digital: promovendo autonomia e proteção para pessoas idosas através da tecnologia
- Bioética e cuidados em saúde: um novo olhar no cuidado à pessoa idosa
- Redefinindo a velhice: autonomia e protagonismo na era digital
- Relato de experiência deliberativa
- Saúde humana e saúde da terra
- Bioética e justiça climática
- Humanidade em foco: re-ciclar o humano integral
- Grupo Focal: injustiça climática
- O direito fundamental ao acesso à terra – proteção constitucional e dos direitos humanos
- Os mecanismos de entraves de acesso à terra: desafios ao sistema de justiça
- Grupo Focal: O acesso à terra como potencialização da vida humana em tempos de destruição da “Casa Comum“ e do ser humano
- Diversidade: colorindo as universidades privadas. Como promover a equidade racial e democratizar a educação de nível superior
- Acesso dos imigrantes ao ensino superior no Brasil
- Grupo Focal: equidade racial e acesso dos imigrantes o ensino superior
- A importância do engajamento comunitário na bioética social e ambiental
- Grupo Focal: Qual é a causa que te move?
- A dimensão bioética do autocuidado
- Grupo Focal e autocuidado do médico e do estudante de medicina
- O enfrentamento do luto pela família multiespécie: o acolhimento do sofrimento invisibilizado
- A casa está tão vazia sem você: como enfrentar a dor da perda de um membro da família multiespécie